TEMA: 6.16 FÉ RACIOCINADA
IDÉIAS BÁSICAS
• Embora não se possa definir a fé, entendemo la como a força que nasce com a própria alma, certeza instintiva da existência de Deus.
• Apoiada nos fatos e na lógica, ensina nos a Doutrina Espírita que fé inabalável é somente aquela que pode encarar a razão em todas as épocas da Humanidade. Por isso nos recomenda: Amai vos e instruí vos.
• Mostra se a fé no cristal fraturado que se recompõe, revela se na árvore podada que se refaz, tanto quanto o homem alimentando se, confia na nutrição de seu organismo.
• Impossível concretizar realização alguma sem atitude positiva de confiança.
• Confiando primeiramente em Deus, e entregando nos ao estudo, ao trabalho e à prática do Bem, venceremos as próprias dificuldades e superaremos os obstáculos do caminho, sem desfalecimentos.
• Utilizando nos conscientemente da fé, tornar se nos á possível suprimir longas curvas em nosso caminho e isentar nos emos de sofrimentos inúmeros.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS PARA PREPARAÇÃO DO EVANGELIZADOR
1. Bases Evangélicas
2. Bases doutrinárias
3. Obras Subsidiárias
REFERÊNCIAS PRÁTICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DA AULA
1. Jardim e I Ciclo O sol iluminando toda Terra A lâmpada e a luz As obras de Deus O aluno e o seu mestre O desenhista técnico e seu trabalho O músico e seu instrumento A costureira e o vestido O escritor e sua obra O jogador e o gol O comandante e o navio O aviador e o avião O palhaço e as mágicas O domador e o leão O trapezista e o espetáculo O maestro e a orquestra O compositor e a música O astronauta e as viagens espaciais O nadador A criança confia nos pais Nós confiamos na cozinheira O paciente e o médico A poda da planta A vacina e a epidemia O despertador O amadurecimento das frutas A alimentação e a saúde O uso dos óculos Os passageiros de um avião e a tripulação Os usuários do elevador e o ascensorista O barqueiro e seu trabalho O uso do medicamento.
2. II e III Ciclos - Evangelizar - A ação no Bem Caridade consigo mesmo (renovação interior) O técnico usando explosivo para alterar o percurso do rio O cientista e sua pesquisa O arquiteto e os cálculos matemáticos A germinação da semente O eletricista e a ligação O doente e a cura O médico e a cirurgia O aluno estudioso e a prova O cavaleiro e a corrida de obstáculos O nadador O alpinista O agricultor e a colheita O pescador e sua profissão O garimpeiro - Crença na imortalidade da alma O ator enfrentando o público O menino e a pipa O operário e a montagem do automóvel O uso do medicamento A oração A água fluidificada O patrão e os empregados O paciente e o médico - A poda da planta O trabalho e o salário A vacina e a epidemia O despertador O amadurecimento da fruta A alimentação e a saúde O uso dos óculos Os passageiros do ônibus e o motorista Os passageiros de um avião e a tripulação Os usuários do elevador e o ascensorista O barqueiro e seu trabalho O médium e a assistência espiritual.
CONCLUSÃO EVANGÉLICO DOUTRINÁRIA
• Seja qual for a nossa interpretação íntima da idéia de Deus, acentuemos em nós a confiança no Bem, para refletir lhe a grandeza.
• A Providência Divina paira soberana sobre todas as criaturas, compete nos, no entanto, sempre que necessário, buscá la conscientemente para usufruirmos de suas dádivas.
• Quando Jesus nos recomenda a orar em secreto ao Pai que de antemão sabe do que necessitamos, nos alerta para o fato de que Deus sabe de nossas necessidades, mas pela fé e humildade é que podemos haurir os recursos de que carecemos para o nosso fortalecimento.
• Por mais áspera a crise, por maior o sofrimento ou a desilusão, não percamos o otimismo e, confiantes em Deus, caminhemos resolutos na certeza de que o Pai não nos desamparará.
• A Doutrina Espírita, mostrando nos a imortalidade da alma e fugacidade dos bens terrenos, nos esclarece que todas as circunstâncias que nos cercam, mesmo as mais ásperas, são a vontade do Criador a nosso favor. Por isso, Jesus, ciente dos martírios próximos que Lhe estavam reservados, disse para os seus discípulos: “Tende bom ânimo, porque eu venci o mundo”...