TEMA: 6.20 RESPONSABILIDADE
IDÉIAS BÁSICAS
• O senso de responsabilidade é precioso recurso adquirido pela criatura que necessita ser conservado e aprimorado constantemente.
• Pela responsabilidade individual, que expressa maturidade, nos colocamos na posição de melhores cooperadores da obra de Deus.
• O espírita interessado na reforma íntima, mais que qualquer outra pessoa, deve empenhar se no cultivo da responsabilidade exemplificando a em todas suas tarefas. Não se descuidando da prática do bem e do amor, procura viver o que aprende da Doutrina e do Evangelho.
• O homem responsável não se descuida do cumprimento de seus deveres no lar, na rua, no trabalho e na escola.
• Cultivando a responsabilidade, nos sentiremos felizes em ser úteis, cumprindo com zelo as tarefas a nosso cargo, sem necessidade de alertas constantes ou lembranças por parte dos outros companheiros. Só assim executaremos os nossos compromissos sempre por iniciativa própria, com alegria e espontaneidade.
• Receberemos maiores recursos para realizações à medida que desenvolvermos as noções de responsabilidade íntima perante a própria vida, Deus e o nosso próximo.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS PARA PREPARAÇÃO DO EVANGELIZADOR
1. Bases Evangélicas
2. Bases Doutrinárias
3. Obras Subsidiárias
REFERÊNCIAS PRÁTICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DA AULA
1. Jardim e I Ciclo O cuidado com irmãos menores Transmitir com fidelidade um recado O mecânico consertando um carro O médico e a operação do doente Construção de uma barragem O estudo e as provas do aluno O tratamento da água para a população O farmacêutico e a manipulação dos remédios O pássaro e os filhotes no ninho aguardando o alimento Os pais e os cuidados com os filhos O motorista do ônibus e os passageiros Os professores e os alunos O dever de casa A informação correta para o transeunte.
2. II e III Ciclos O Codificador A preservação da Natureza O engenheiro e a planta do edifício Um cientista e as descobertas que faz O dirigente de uma Casa Espírita O escritor de livros O calculista e o material de construção O espírita perante a sociedade O comentário de uma notícia O aviador e o avião de passageiros Os cientistas e a viagem espacial O operário e os utensílios de segurança O empregado e sua tarefa O patrão e o ordenado do empregado O cumprimento das leis e o bem estar de todos A revisão do veículo.
CONCLUSÃO EVANGÉLICO DOUTRINÁRIA
• À medida que vamos aprendendo, entendemos que é preciso desenvolver o senso de responsabilidade. Desenvolvamos pois nossos melhores esforços como pessoas responsáveis, porque assim agindo estaremos caminhando com segurança e ajudando os outros principalmente pelo exemplo.
• Como espíritas, conhecedores do Evangelho e da Espiritualidade, nossa responsabilidade perante os semelhantes é maior principalmente nos dias atuais em que o mundo atravessa uma fase de transição.
• A criança e o jovem conscientes dos seus deveres não esquecem suas responsa¬bilidades no trabalho, na rua, no lar, na escola, estudando suas lições e dando às suas atividades ou mesmo entretenimentos, o sentido positivo e equilibrado que o Evangelho e a Doutrina Espírita recomendam. Não podemos conceber aprendi¬zado espiritual sem o cumprimento dos deveres mínimos.
• Observemos com muito critério tudo aquilo que nos cabe fazer, empreendendo cada tarefa com responsabilidade indispensável que nos fará cada vez mais mere¬cedores da confiança Divina.