TEMA: 6.24 EXEMPLIFICAÇÃO
IDÉIAS BÁSICAS
• Cada um oferece à vida o melhor de si mesmo. O trabalhador cria o progresso e o bem estar; o preguiçoso exemplifica o comodismo; o mentiroso veicula a mentira; o violento demonstra agressividade. Ao espírita competente exemplificar o Evangelho de Jesus aclarado pelas luzes da III Revelação.
• Jesus constitui o tipo de perfeição moral a que a Humanidade pode aspirar na Terra e o espírita se esforça por viver os seus ensinamentos junto aos semelhantes.
• Ensinando nos através do Evangelho a legítima religião do Amor, a Doutrina de Jesus é a expressão mais pura da Lei do Senhor.
• O espiritismo, revivendo hoje o Cristianismo, nos alerta que a verdadeira religião não se fundamenta em práticas exteriores, mas é aquela que parte do coração do homem diretamente a Deus.
• Amar a Deus acima de todas as coisas e ao próximo como Jesus nos amou, eis a meta da exemplificação espírita.
• Não dependendo da nossa condição material, social ou financeira, a prática do Bem e a vivência evangélica só exigem de cada um a vontade sincera de melhorar, contribuindo, pela sua exemplificação constante, para a melhoria da própria Humanidade.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS PARA PREPARAÇÃO DO EVANGELIZADOR
1. Bases evangélicas
2. Bases Doutrinárias
3. Obras Subsidiárias
REFERÊNCIAS PRÁTICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DA AULA
1. Jardim e I Ciclo A galinha e os pintinhos O médico na defesa da vida de seu paciente A vacina e as epidemias A balança e a medida certa Os órgãos do corpo e suas funções Os cinco sentidos do corpo humano O rótulo de um medicamento definindo o conteúdo do frasco A construção dos ninhos pelos pássaros As abelhas, as formigas, etc. A fidelidade dos cães - O burrinho de carga diante do trabalho Os músicos de uma orquestra Os coletivos transportando as pessoas As mães e os filhos.
2. II e III Ciclos Jesus e a vontade de Deus Maria, mãe de Jesus Francisco de Assis e suas máximas Os discípulos de Jesus e o cristianismo Allan Kardec e a Codificação Emmanuel e Chico Xavier na tarefa de evangelização do Brasil A opção pela leitura edificante A vacina contra epidemias O diretor e professores de um colégio Os músicos de uma orquestra As células do corpo humano O sistema planetário As estações do ano e a Natureza O trabalho dos Anjos Guardiães A balança ou o metro na medida certa O fio suportando e conduzindo a carga elétrica Os coletivos no transporte das massas O carrinho e o controle remoto.
CONCLUSÃO EVANGÉLICO DOUTRINÁRIA
• A religião se alicerça em atitudes íntimas, portanto, todos podem praticá la, independente de idade, saúde, riqueza, títulos, etc.
• Valorizando o tempo tesouro divino em nossas mãos exemplifiquemos o Evangelho no lar, na escola, no trabalho, na rua, na sociedade, onde quer que estejamos.
• Sentimento divino que liga o homem ao Criador, a verdadeira religião exemplificada pelo Cristo edifica o Amor na Terra e ilumina os corações, elevando o Espírito a planos mais elevados da vida.
• A Doutrina Espírita nos oferece a chave para a interpretação mais clara do Evangelho, iluminando as lições de Jesus, e, por isso, no aspecto religioso, vemos no espiritismo a Religião Natural ou Divina que nos felicita no atual estágio evolutivo da Terra.
• Exemplificar realizando o melhor que possa é dever do espírita, consciente do que Deus espera de todos: AMAR AO PRÓXIMO.