TEMA: 5.27 CAUSA E EFEITO
IDÉIAS BÁSICAS
• A Doutrina Espírita explica que tudo se encadeia no Universo. Nada acontece ao acaso. Há em tudo uma seqüência natural de causas e efeitos, ação e reação.
• Cada criatura humana se define pela sua consciência que a separa dos irracionais e lhe confere a dignidade espiritual. Conscientes do que somos e do que fazemos, somos naturalmente responsáveis pelos nossos atos.
• Livre das ilusões materiais, quando no Plano Espiritual, esta realidade se acentua e o Espírito pede para voltar à terra, submetendo se aos sofrimentos que infligiu aos seus semelhantes.
• As leis de Deus inscritas na consciência de cada um levam o culpado a pedir o seu próprio castigo e recuperação.
• As provas coletivas reúnem criaturas que, compromissadas com o seu passado menos feliz, solicitam o reajuste em conjunto, para libertação de seus Espíritos.
• A lei de Causa e Efeito, por outro lado, outorga àqueles que se voltam para o Bem e o Amor, a colheita do frutos sazonados, como resultado de seus esforços na Seara do Bem.
• Compete nos, assim, em qualquer circunstância, eleger o melhor que o nosso discernimento determinar, porque se a semeadura em qualquer parte é livre, a colheita é compulsória e com ela nos defrontamos mais cedo ou mais tarde.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS PARA A PREPARAÇÃO DO EVANGELIZADOR
1. Bases Evangélicas
2. Bases Doutrinárias
3. Obras Subsidiárias
REFERÊNCIAS PRÁTICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DA AULA
1. Jardim e I Ciclo O frio e o agasalho O sol e o calor A luz e a claridade A semeadura e a colheita O filtro e a água pura Os cuidados com o corpo e a saúde O cuidado com o jardim e a beleza das plantas O esforço do aluno e o sucesso nos estudos O vento e a renovação do ar A alegria e o sorriso A gentileza com todos e a simpatia geral.
2. II e III Ciclos O frio e o agasalho O sol e o calor A luz e a claridade O relâmpago e o trovão A semeadura e a colheita O filtro e a água pura Os cuidados com o corpo e a saúde O fenômeno da evaporação e as chuvas O cuidado com o jardim e a beleza das plantas O esforço do aluno e o sucesso nos estudos O gerador e a energia O vento e a renovação do ar A alegria e o sorriso A gentileza com todos e a simpatia geral A imprudência e os desastres.
CONCLUSÃO EVANGÉLICO DOUTRINÁRIA
• Pela Lei de Causa e Efeito, cada criatura, perante a Providência Divina, detém uma conta própria com débitos e haveres contabilizados.
• Seremos responsáveis por todas as atitudes infelizes perante o nosso semelhante, assim como seremos credores por todo bem que dispensarmos.
• “A cada um será dado segundo as suas obras...” nos alerta Jesus. Se o tempo é patrimônio comum para todos o uso bom ou mal que dele fizermos é problema particular de cada um.
• Jamais percamos a visão da meta superior a que nos destinamos e, com Jesus, empenhemo nos no culto do Amor vivo, criando a felicidade para com todas as criaturas, porque esta mesma felicidade retornará a nós mesmos, como conseqüência do nosso esforço cristão.