TEMA: DIA DA CRIANÇA (AULA COMEMORATIVA)
IDÉIAS BÁSICAS
• Importante é o papel da criança na sociedade e muito se espera dela, por isso o homem vem se desdobrando em programas de amparo e auxílio à criança, sob os vários aspectos educacionais.
• O dia das crianças e agora até mesmo ano internacionalmente dedicado à criança é apenas o reflexo da certeza que o homem tem de que sem o amparo e ajuda à criança estará comprometendo o seu próprio futuro.
• Os exemplos que o Cristo, desde quando menino, legou para nós, conclama nos à busca do seu Evangelho e nos ensina que a criança, desde cedo, pode e deve se identificar com os programas de orientação e vivência cristã.
• A criança é o símbolo vivo da oportunidade que o Espírito recebe para novas experiências no plano físico.
• Sem a presença da criança no mundo, este perderia todas as suas expressões de amor e beleza, no entanto, sem a orientação segura da criança o mundo se comprometeria irremediavelmente.
• O sorriso contagiante da criança é um bálsamo e ao mesmo tempo um hino de reconforto e esperança que se renovam para vida no plano terreno.
• Do mesmo modo que os adultos e os velhos necessitam garantir às crianças e aos jovens os recursos para o seu futuro tranqüilo e harmonioso, cabe aos meninos e moços respeitar o papel daqueles que, mediante lutas e sacrifícios, buscam preservar a sua jornada física e espiritual na Humanidade que nos acolhe.
• Se difíceis são determinados momentos que vivemos, principalmente nas épocas de transição, todos devem se unir, crianças, jovens adultos e velhos no esforço conjunto de melhorar os corações e o mundo em que vivemos, valorizando assim os recursos divinos que recebemos da misericórdia de Deus.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS PARA PREPARAÇÃO DO EVANGELIZADOR
1. Bases Evangélicas
2. Bases Doutrinárias
3. Obras Subsidiárias
REFERÊNCIAS PRÁTICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DA AULA
1. Jardim e I Ciclo O rio e o oceano O filhote e o animal adulto A sementeira e a expectativa do florescer A flor e o fruto O diamante e o brilhante Jesus menino e seu nascimento A argila e os objetos de arte O nascer do sol e o dia que surge O mar, sua beleza, perigos e surpresas Os preparativos para uma viagem O botão e a rosa.
2. II e III Ciclos O alicerce de uma construção Os afluentes de um rio A argila nas mãos do oleiro A programação de um computador O prefácio de um livro O diamante e o brilhante Os preparativos para uma viagem espacial O treinamento de um time A preparação do solo para o plantio O amanhecer e a esperança de um dia feliz O curso de 1° grau na vida de um universitário O estudo da matemática para o engenheiro.
CONCLUSÃO EVANGÉLICO DOUTRINÁRIA
• “Deixai vir os meninos a mim”. Marcos 10:14. Jesus com essa expressão nos adverte para que não desprezemos os pequeninos, mas sim os encaminhemos até Ele, despertando os para a compreensão e a exemplificação de seus ensinamentos.
• Devemos ajudar a criança a perceber a importância do trabalho edificante como o grande auxiliador de nossa bagagem espiritual e a responsabilidade maior que a criança espírita possui; isso não significa que seja melhor que as outras crianças, porque perante o Alto todas as crianças são iguais, sem distinção seja de sexo, cor, posição social ou religião, mas sim porque desde cedo está sendo alertada para os ensinamentos do Cristo.
• Aproveitando a motivação do “Dia da Criança”, milhares de pessoas querem fazê la feliz, satisfazendo lhe os caprichos de ordem puramente transitória. Mas nós espíritas temos o dever de despertar na criança a noção de obediência e responsabilidade nos mínimos deveres, consciente de que esse é o ponto de partida para a verdadeira felicidade.