TEMA: 6.10 TOLERÂNCIA
IDÉIAS BÁSICAS
• Estando na Terra para aprender e progredir espiritualmente, temos na tolerância uma das mais importantes conquistas a serem alcançadas.
• As atitudes de Jesus retratadas no Evangelho são exemplos vivos da tolerância.
• Mesmo traído, caluniado e perseguido, Jesus nos tolerou com serenidade e amor.
• Embora tolerante, o Cristo demonstrou sempre atitudes enérgicas, quando estas se fizeram necessárias.
• Ser tolerante, portanto, não é nos contagiar com o erro ou mantermo nos indiferentes ao mal, porém, compreendermos cada criatura na posição em que se encontra e buscarmos auxiliá la dentro de nossas possibilidades.
• Sermos tolerantes para com todos é o melhor modo de assegurar a nossa paz interior em busca de novos planos evolutivos.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS PARA PREPARAÇÃO DO EVANGELIZADOR
1. Bases Evangélicas
2. Bases Doutrinárias
3. Obras Subsidiárias
REFERÊNCIAS PRÁTICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DA AULA
1. Jardim e I Ciclo A bigorna e o ferro aquecido A aceitação do remédio para melhoria da saúde O regime imposto para o reequilíbrio orgânico As sementes suportando a pressão do solo para a germinação triunfante As árvores abrigando aves, insetos e répteis O carneiro sofrendo a tosquia para fornecer a lã Os animais de carga e o peso que lhe confiamos Os balconistas e os fregueses exigentes A árvore sacrificada transformando se em móveis.
2. II e III Ciclos A bigorna e ferro aquecido A aceitação do remédio para melhoria da saúde O regime imposto para o reequilíbrio orgânico A luta dos inventores enfrentando insucessos transitórios As sementes suportando a pressão do solo para a germinação triunfante As árvores abrigando aves, insetos e répteis A parreira de uva sofre a poda e frutifica com maior intensidade O carneiro sofrendo a tosquia para fornecer a lã Os Espíritos Superiores e nossas atitudes Os animais de carga e o peso que lhes confiamos A aceitação das deficiências entre familiares Os balconistas e os fregueses exigentes Deus e a benção da reencarnação.
CONCLUSÃO EVANGÉLICO DOUTRINÁRIA
• Se cada um se encontra em degraus evolutivos diferentes é natural que não sejamos compreendidos por aqueles que se posicionam numa escala inferior à que já atingimos, tanto quanto encontramos dificuldades para exemplificar o desprendimento e amor daqueles que já alcançaram os planos mais elevados da vida.
• Espíritos imperfeitos, todos necessitamos da tolerância de Deus e nem sempre sabemos ser tolerantes, como devemos, para com o nosso próximo.
• Exercitando a tolerância em nosso próprio lar, nos será mais fácil exemplificá la na escola, no trabalho e na sociedade, até que possamos um dia nos identificar definitivamente com esta virtude que ainda nos falta.