TEMA: 6.22 ESFORÇO E PERSEVERANÇA
IDÉIAS BÁSICAS
• A concretização de qualquer ideal, seja ele de ordem material ou espiritual, exige sempre esforço, boa vontade e perseverança.
• A perseverança no estudo e no trabalho edificante é o fator primordial para o nosso progresso.
• Espíritos milenários, temos vivido, até o momento, acomodados na ociosidade, na ambição, na vaidade, no orgulho e somente pelo esforço consciente e perseverante na auto educação, poderemos nos libertar dessas imperfeições que ainda nos dominam.
• No Evangelho à Luz do Espiritismo encontramos os recursos para este trabalho de auto-¬burilamento que nos falta.
• Sem dúvida a maior vitória que se pode atingir é a do Espírito sobre a matéria e, com esforço e perseverança no Bem, conseguiremos alcançar a nossa evolução consciente, preparando nos para um futuro melhor e mais feliz.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS PARA PREPARAÇÃO DO EVANGELIZADOR
1. Bases Evangélicas
2. Bases Doutrinárias
3. Obras Subsidiárias
REFERÊNCIAS PRÁTICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DA AULA
1. Jardim e I Ciclo Os Joguinhos de armar (quebra cabeça) O agricultor e a colheita O jogador e o gol Ir e voltar da escola todos os dias A escalada de uma montanha A costureira e o término de um vestido A arrumação de uma casa O passarinho fazendo seu ninho ou tratando dos filhotes até aprenderem a voar A criancinha aprendendo a andar - O equilibrista e o trapézio O músico e a melodia nova O remédio e a cura demorada Manter a amizade com os coleguinhas - Conservar em bom estado nossos pertences As aves chocando os ovos.
2. II e III Ciclos Os navegadores do Século XV Manter o equilíbrio do pensamento Lutar pela nossa renovação espiritual Controlar nossas ações e nossas palavras Os Bandeirantes Domesticar um animal ou treinar um cão A subida de uma nave espacial O mágico no domínio de seus truques A semente rompendo a casca O equilibrista e o trapézio O chocar dos ovos pelas aves O remédio e a cura demorada Os cientistas e suas descobertas Os alquimistas e as reações químicas O escultor e suas criações O nosso guia espiritual em relação a nós mesmos Deus e o Universo As estações do ano O equilíbrio dos mundos; O sistema solar A leitura de um livro volumoso A construção de uma estrada ligando pontos distantes A ponte Rio Niterói.
CONCLUSÃO EVANGÉLICO DOUTRINÁRIA
• A perfeição das leis divinas que regem o Universo é um exemplo constante a nos conclamar ao aperfeiçoamento no esforço diário pela nossa transformação moral.
• A dor, o obstáculo, o trabalho, a luta edificante são valores que nos competem aproveitar.
• Na Terra contamos com o esforço e perseverança de muitos a fim de que tenhamos o pão cotidiano, a veste que nos agasalha, o lar que nos acolhe, a escola e o livro que nos instruem, a oficina que nos oferece o trabalho e o medicamento que nos alivia a dor e nos cura.
• Observemos o nosso próprio caminho, vigiando nos intimamente para bem utilizar o patrimônio que o Senhor nos concede.
• Onde quer que estejamos, lembremo nos de que a vida é atividade constante, progresso, movimento e renovação, certos de que, com esforço e perseverança, conseguiremos superar as induções de nossa inferioridade, identificando nos assim com o Bem, em favor de nossa própria libertação espiritual.