TEMA: 3.6 O PRECURSOR
IDÉIAS BÁSICAS
• João Batista, precedendo a Jesus, preparava lhe o caminho, dando cumprimento às profecias que o anunciaram como “O Precursor” do Messias.
• Na sua simplicidade e austeridade, vivendo de recursos frugais da natureza, em pleno deserto, pregava o arrependimento como condição básica e indispensável para acolher a mensagem cristã que ele já exemplificava.
• Batizando com água para o arrependimento, anunciava a vinda próxima do reino de Deus.
• Sua missão, confirmada ostensivamente pelo Cristo quando o procurou no rio Jordão, foi cumprida integralmente, com sacrifício da própria vida em defesa da verdade, acima das conveniências humanas.
• Analisada à luz do Espiritismo, a missão de João Batista reveste se de profunda significação no conjunto harmonioso da revelação divina.
• Segundo afirmativa do próprio Cristo, o princípio da reencarnação fica evidenciado, uma vez que João Batista era o Elias que haveria de vir.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS PARA A PREPARAÇÃO DO EVANGELIZADOR
1. Bases Evangélicas
2. Bases Doutrinárias
3. Obras Subsidiárias
REFERÊNCIAS PRÁTICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DA AULA
O prefácio de um livro A alquimia que precedeu a química moderna - O semeador e a colheita O cartaz que anuncia um filme ou uma peça de teatro O plano de uma aula ou de um curso A fabricação de recipiente que conterá alimentos A colocação dos postes para futura iluminação O catálogo dos produtos de uma indústria A preparação do solo para construção de uma estrada ou outras obras A fabricação do tecido para confecção do vestuário A composição de uma chapa para impressão de uma mensagem Os preparativos para uma viagem espacial A madeira preparada para construção dos móveis Preparativos de uma festa.
CONCLUSÃO EVANGÉLICO DOUTRINÁRIA
• Vemos em João, a tarefa da Verdade precedendo o trabalho divino do Amor, que o mundo conheceria em Jesus Cristo.
• Representando o esforço íntimo de renovação espiritual para definitiva integração com a vontade de Deus pela exemplificação do Evangelho, afirma nos o Precursor: “É necessário que ele cresça e eu diminua”.
• Exprimindo a austera disciplina que antecede a espontaneidade do Amor, João é o primeiro sinal do cristão ativo em luta com as próprias imperfeições, a fim de estabelecer em si mesmo o santuário de sua realização com Cristo.