SETEMBRO AMARELO: ações do Movimento Espírita na sociedade


Diversas instituições e organizações espíritas abordaram a “valorização da vida” com ações efetivas e de esclarecimento junto à sociedade em Minas Gerais no último mês.

O Setembro Amarelo foi trabalhado com palestras, exposições e várias atividades na capital e em cidades do interior do estado por casas espíritas, Alianças Municipais (AME) e Conselhos Regionais Espíritas (CRE), visando ao esclarecimento e consolo dos corações.

Veja como foram algumas das atividades em cidades mineiras:

BELO HORIZONTE: várias casas espíritas da capital ofereceram palestras e seminários abordando a temática do suicídio. Sob a coordenação da Aliança Municipal Espírita de Belo Horizonte (AME-BH), foram desenvolvidas ações pela Campanha de Valorização da Vida.

BARBACENA: durante todo o mês, a Aliança Municipal Espírita de Barbacena apoiou a realização do Setembro Amarelo - Barbacena: pela valorização da vida!, um evento ecumênico que uniu diversos setores da comunidade para trabalhar a temática do autoextermínio. Além de missas, cultos evangélicos e palestras espíritas, a programação também contou com caminhada pela vida, apresentações artísticas e até concurso de redação. O assunto foi abordado pela Rádio Correio da Serra (1230 - AM), no programa Seara Espírita. OUÇA AQUI!

BETIM: casas espíritas sediaram diversas atividades. A Casa de Etelvina - unidade da Associação Espírita Célia Xavier (AECX) - recebeu a palestra “Depressão e Suicídio na Visão Espírita”, no último dia 29, com o expositor Aguinaldo de Aguiar; o Centro Espírita Campos Vergal promoveu uma peça de teatro na Colônia Santa Izabel, sobre o pós-morte de Romeu e Julieta e a continuação da história de amor do casal no plano espiritual; no dia 14, a Fraternidade Espírita Eurípedes Barsanulfo (FEEB) sediou o primeiro Seminário do 4º Encontro da Família, com o tema “Desafios da Família na Atualidade – Depressão e Suicídio”, e, no dia 24, a palestra “Suicídio: causas, consequências e profilaxia”.

LAVRAS:  no último dia 12, o Centro Espírita Augusto Silva, promoveu estudos sobre o livro ‘Nosso Lar’, de André Luiz, e, no dia 19, palestra motivacional com o tema “Viver é a Melhor Opção”.

MANHUAÇU: no último dia 21, a “Mobilização pela Vida” levou um grupo de 13 voluntários às ruas da cidade para distribuir abraços e rosas amarelas como mensagem de amor e de esperança na vida e no mundo.

PATOS DE MINAS: no último dia 14, a Aliança Municipal Espírita de Patos de Minas (AME Patos) realizou, com apoio das casas espíritas, ação na praça principal da cidade. Foram oferecidos atendimentos fraternos, livraria espírita com doação de obras, palestras, evangelização infantil, yoga. Além disso, mais de 500 mudas de girassóis foram plantadas pelas crianças e pais.