A segunda revelação chega aos nossos dias pelo olhar dos Evangelistas que trazem relatos dos dias de Jesus entre os homens, ensinando a todos a amar e se unir em prol da fraternidade. Alertam sobre a conduta orgulhosa e pouco humilde daqueles que por ali estavam.
O Espiritismo é a terceira revelação, descrito no Evangelho segundo João (14:16-17), e reapresentado no estudo organizado por Kardec. Nas Instruções dos Espíritos do capítulo 7, em O Evangelho Segundo o Espiritismo, o tema O orgulho e a humildade é retomado pelo Espírito Adolfo, bispo de Argel, como um ponto de atenção para aqueles que não compreenderam que as ações do hoje são refletidas na vida futura.
"Aos pobres Espíritos que habitaram outrora a Terra, conferiu Deus a missão de vos esclarecer. Bendito seja Ele, pela graça que nos concede: a de podermos auxiliar o vosso aperfeiçoamento.
[...]
Julgam que os títulos e as riquezas lhes são devidos, pelo que, quando Deus lhos retira, o acusam de injustiça. Oh! irrisão e cegueira!
[...]
Todos vós que dos homens sofreis injustiças, sede indulgentes para as faltas dos vossos irmãos, ponderando que também vós não vos achais isentos de culpas; é isso caridade, mas é igualmente humildade."
— Adolfo, bispo de Argel. (Marmande, 1862.) [1]
Um convite à reflexão sobre o passado que nos encaminha para o porvir.
O Evangelho Segundo o Espiritismo é a terceira obra da Codificação Espírita. Publicado pela primeira vez por Allan Kardec em abril de 1864, na França, completa 160 anos de lançamento em 2024.
Estruturado em 28 capítulos, com passagens evangélicas seguidas de instruções dos espíritos, é escrito em linguagem simples e acessível a todos sem figuras nem alegorias, contendo a essência do ensino moral de Jesus.
Venha conosco na leitura desta obra imprescindível!
Faça o download gratuito em nosso portal: O Evangelho Segundo o Espiritismo.
NB [1]: KARDEC, Allan. O Evangelho Segundo o Espiritismo. Tradução de Guillon Ribeiro. 131. ed. 13. imp. Brasília: FEB, 2019. Cap.7, its.11-12. Instruções dos Espíritos: O orgulho e a humildade.