A União Espírita Mineira (UEM) e o Conselho Federativo Espírita de Minas Gerais (COFEMG) elaborou um Manual orientador para a Área da Família (AFAM), no qual propõe às Casas Espíritas, AMEs e CREs práticas no acolhimento às famílias que buscam amparo e o fortalecimento no Movimento Espírita.
A proposta é fortalecer o núcleo familiar por meio das atividades desenvolvidas nas instituições espíritas, trabalho complementar à Campanha orientada pela Federação Espírita Brasileira (FEB) que, há seis anos, criou a AFAM com o objetivo de viabilizar o atendimento pleno das famílias que buscam, principalmente, as Casas Espíritas como centro de apoio ou comunidade de pertencimento.
O instituto da família é responsável pela construção e reconstrução do Ser através de variados estágios no plano evolutivo, é o núcleo especializado para a formação do espírito imortal, construindo laços e ajustando arestas ao longo da jornada da reencarnação. Tem a função educadora e regeneradora no processo de edificação moral do homem que pode ser fortalecida pelo Movimento Espírita baseado no Evangelho de Jesus e na Doutrina Espírita.
Das diretrizes para a estruturação e implantação da AFAM, o Movimento Espírita Mineiro iniciou, em 2021, a confecção do Manual da Área da Família, com participação de tarefeiros de diferentes localidades do estado, num trabalho conjunto com as demais áreas, e pesquisas diversas sobre a temática familiar em nível nacional; dessa forma, o Manual chega na sua versão final em 2022.
O Manual da AFAM está disponível para download e pode ser utilizado também para a formação de trabalhadores da Área da Família.
Para o download, CLIQUE AQUI.