FEB mobiliza Estados no acolhimento a imigrantes venezuelanos


A Federação Espírita Brasileira (FEB) lança, junto às Federativas Estaduais e ao Movimento Espírita brasileiro, a campanha Interiorização de Imigrantes. O motivo é o aumento considerável do fluxo migratório de cidadãos da Venezuela para o Brasil, nos últimos anos, devido ao agravamento da crise econômica e social daquele país.

Entre 2015 e 2019, mais de 4,5 milhões de venezuelanos precisaram deixar o país. Desse total, mais de 200 mil pessoas chegaram ao Brasil, que registrou solicitações de refúgio e residência temporária.

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), em média, cerca de 550 pessoas entra, por dia, pela fronteira norte do Brasil, no Estado de Roraima, e se concentra nos municípios de Pacaraima e na capital Boa Vista.

Para acolher essas pessoas, foram criados abrigos, que são administrados por agências da ONU e pelas Forças Armadas, por meio da Operação Acolhida.

“Nós providenciamos a vacinação e regularização de documentos dos imigrantes no Brasil. Mas precisamos de apoio na ‘outra ponta da linha’, ou seja, que a população nos ajude. Fazemos esse apelo aos espíritas para que consigam, em seus estados, uma estrutura de acolhimento para essas famílias”, explica o responsável pela Operação Acolhida, Coronel Pedro Souza Holanda.

Daí entra em ação o projeto Interiorização de Imigrantes, que visa integrar essas famílias aos demais Estados brasileiros e propiciar-lhes condições de subsistência, moradia e renda.

INTERIORIZAÇÃO

De acordo com Holanda, uma vez garantido o destino desses imigrantes nos Estados, a Força Aérea Brasileira providencia o transporte por aviões até as cidades moradia – preferencialmente, as capitais.

Mas, para isso, é necessária uma mobilização dos espíritas e das instituições espíritas para acolher as famílias de imigrantes e garantir-lhes emprego fixo e, pelo menos, três meses de aluguel, água e energia elétrica subsidiados.

Os voluntários e instituições espíritas interessados devem se cadastrar no programa.

Mais informações pelos telefones (95) 99119-0360 e +39 366 419 8824, ou pelo e-mail: receptorpurr@gmail.com