A 93ª Reunião Geral do COFEMG (Conselho Federativo Espírita de Minas Gerais) fechou os trabalhos do ano com muita integração e comprometimento entre os tarefeiros do Movimento Espírita mineiro.
Realizado nos dias 23 e 24 de novembro, na Sede Federativa da União Espírita Mineira, em Belo Horizonte, o encontro congregou mais de 240 participantes, entre membros da UEM e presidentes e representantes dos Conselhos Regionais Espíritas (CRE) do estado.
A reunião tratou, também, sobre as diretrizes de trabalho aprovadas pelo Conselho Federativo Nacional (CFN) da Federação Espírita Brasileira no início do mês. Em especial, foi apresentada a campanha de conscientização ao acolhimento de imigrantes venezuelanos, encabeçada pela FEB e proposta às Federativas Espíritas estaduais.
No âmbito regional, foram deliberadas diversas pautas de trabalho, como a preparação para o desenvolvimento e apoio às mocidades espíritas iniciantes, o aumento da participação dos jovens nos trabalhos do Movimento Espírita, além de ações para maior divulgação e acessibilidade do livro espírita.
“Esta é uma oportunidade muito rica e valiosa, na qual corações de diversas regiões mineiras se congregam aqui. E percebemos, com esse grande número de participantes, um maior interesse em trabalharmos todos olhando na mesma direção para que as atividades se frutifiquem”, afirmou o presidente de UEM-COFEMG, Alisson Pontes.
Já o 1º vice-presidente da UEM-COFEMG, José Ávila Neto, destacou o aumento de atividades para o próximo ano: “Teremos um 2020 de muito trabalho, com diversas ações, campanhas e realizações, e precisamos bastante manter a união em torno das pautas que construímos para a divulgação do Espiritismo”.
APROVAÇÃO
Presentes ao COFEMG, os presidentes dos Conselhos Regionais Espíritas (CRE) aprovaram mais este encontro de diálogos, troca de experiências e aprendizado mútuo. Para Cleiton Rosa de Resende, presidente do 28º CRE - Pedro Leopoldo, o encontro com os pares auxilia muito.
“Mais uma vez, nós temos a oportunidade de falar sobre as realidades do Movimento Espírita em cada região do estado. É gratificante encontrar pessoas com esse mesmo propósito, de buscar adequar as diretrizes de trabalho para que a Doutrina (Espírita) chegue em todos os cantos de minas”, disse Cleiton.
Ernani Borges, o “Borginho”, presidente 18ª CRE - Alto Paranaíba, está presente às reuniões do COFEMG há cinco anos, e também aprova o modelo de trabalhos. “Desde o meu primeiro COFEMG, me tornei um fã dessa estrutura, que não é uma imposição, mas uma proposição de trabalho conjunto, no qual todos ouvimos as dificuldades uns dos outros, trocamos experiências a aprendemos com o exemplo alheios”, disse.
ATIVIDADES
Durante o 93º COFEMG, foram definidas as datas para a realização das Comissões Regionais (CR) em todo o estado em 2020. Além disso, também foram definidos os dias para a realização das próximas reuniões do COFEMG em Belo Horizonte. O calendário ficou assim:
94º COFEMG - 06 e 07 de junho - Belo Horizonte
CR Triângulo - 27 de junho - Ituiutaba
CR Zona da Mata - 01 e 02 de agosto - Juiz de Fora
CR Centro-Norte - 29 e 30 de agosto - Contagem
CR Sul - 19 e 20 de setembro - Varginha
CR Leste - 24 e 25 de outubro - Almenara
95º COFEMG - 21 e 22 de novembro - Belo Horizonte