AME/BH ganha sede própria no bairro Mantiqueira


A Aliança Municipal Espírita de Belo Horizonte (AME/BH) tomou posse, no dia 20 de outubro, em Venda Nova (atual sede da instituição), de sua nova casa, desta vez um imóvel próprio, localizado à rua Elza Rocha Dias, número 86, no bairro Mantiqueira.

 

A doação realizada pelo Grupo de Fraternidade Espírita Eurípedes Barsanulfo (GFEB) ocorreu no dia 3 de dezembro, em Assembleia Geral Ordinária (AGO) do Conselho Espírita Municipal (CEM), mas só agora a AME/BH apropriou-se do imóvel. A edificação consiste em uma construção de dois pavimentos, construída numa área total de 340m², dividida em dois amplos salões, duas salas, banheiros e cozinha, permitindo que a instituição tenha uma estrutura fixa, confortável e organizada no atendimento às Casas Espíritas.

 

A solenidade contou com a presença do presidente da União Espírita Mineira (UEM), Alisson Pontes de Souza, do presidente do Conselho Espírita Municipal (CEM) da Aliança Municipal de Belo Horizonte (AME/BH), Itamar Morato Cézar, da presidente do Grupo de Fraternidade Espírita Eurípedes Barsanulfo (GFEB), Edina Prudência Evangelista, e do presidente da AME/BH, Brasil Fernandes de Barros, além de integrantes dessas entidades e presidentes de casas espíritas (Conselheiros do CEM). 

 

O presidente da UEM, Alisson Pontes, falou da importância do papel de cada instituição, da união entre elas e da necessidade da AME/BH ter uma sede própria. “Essa ação de unir corações, de partilhar ideias é fundamental para que possamos nos apoiar e auxiliar. A data de hoje é marcante, porque a AME/ BH já esteve abrigada em diversos locais, inclusive na sede da UEM. Hoje, o Grupo Espírita, que traz o nome de Eurípedes Barsanulfo, apoia o Movimento para que as Casas Espíritas de Belo Horizonte tenham um apoio, uma segurança”, conclui. 

 

Edina Prudência, contou como surgiu a promessa de conseguir uma casa para a AME/BH. “Um dia, pela manhã, Itamar me liga e diz que estava decidido a formarmos uma chapa e candidatarmos à diretoria da AME/BH, na eleição em 2015. Disse a ele que iria, desde que ele lutasse para conseguir um local para a AME/BH. Ele aceitou. Durante oito anos ele dialogou com as diretorias do GFEB com o argumento da importância da AME/BH ter uma sede própria. Então, para nós esse momento é motivo de alegria, porque está sendo uma promessa cumprida”, concluiu. 

 

Durante o encerrar da cerimônia, antes da assinatura simbólica do documento e da prece final, o presidente da AME/BH, Brasil Fernandes de Barros, fez um agradecimento a todos os presentes e leu uma passagem do livro Gênesis (capítulo 1, versículos 1 a 3) fazendo uma analogia do momento com a criação do planeta Terra. “ ‘No princípio, Deus criou os céus e a terra. E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas’. Assim como Deus concebeu a Terra, sem forma, as coisas nascem do pensamento, de uma ideia. Antes a sede da AME/BH era sem forma, agora ela tem formato. Agradeço muito em nome da Aliança Municipal Espírita de Belo Horizonte", completou. 

 

No imóvel serão realizados os trabalhos da AME/BH e continuará abrigando o Grupo de Fraternidade Espírita Eurípedes Barsanulfo, conforme anunciou Itamar Morato Cézar. "Realizamos no mês de dezembro a eleição da nova diretoria da AME/BH e levamos essa proposta de fornecer para ela um espaço onde possa se estabelecer definitivamente. Esse era um desejo antigo, pois é importante e facilita muito para a instituição ter um local próprio. Passei a conversar com alguns irmãos do Grupo de Fraternidade Espírita Eurípedes Barsanulfo, mas algumas diretorias não eram simpáticas a ideia. Então veio o pensamento de ceder o espaço para AME/BH em parceria com a casa espírita. Ambas funcionando no mesmo espaço", explicou.

Data: 
sábado, 2 Novembro, 2024 - 12:00