A Aliança Municipal Espírita (AME) de Belo Horizonte tomou posse, no dia 20 de outubro, em Venda Nova (atual sede da instituição), de sua nova casa, desta vez um imóvel próprio, localizado à rua Elza Rocha Dias, número 86, no bairro Mantiqueira.
A doação realizada pelo Grupo de Fraternidade Espírita Eurípedes Barsanulfo (GFEB) ocorreu no dia 3 de dezembro, em Assembleia Geral Ordinária, mas só agora a AME apropriou-se do imóvel. A edificação consiste em uma construção de dois pavimentos, construída numa área total de 340m², dividida em dois amplos salões, duas salas, banheiros e cozinha, permitindo que a instituição tenha uma estrutura fixa, confortável e organizada no atendimento às Casas Espíritas.
A solenidade contou com a presença do presidente da União Espírita Mineira (UEM), Alisson Pontes de Souza, do presidente do Conselho Espírita Municipal e vice-presidente do GFEB, Itamar Morato Cézar, da presidente do GFEB e do Centro Espírita Eurípedes, Edna Prudêncio, do presidente da AME/BH, Brasil Fernandes, além de integrantes dessas entidades e presidentes de casas espíritas.
O presidente da UEM, Alisson Pontes, falou da importância do papel de cada instituição, da união entre elas e da necessidade da AME ter uma sede própria. “Essa ação de unir corações, de partilhar ideias é fundamental para que possamos nos apoiar e auxiliar. A data de hoje é marcante, porque a AME/ BH já esteve abrigada em diversos locais, inclusive na sede da UEM. Hoje, o Grupo Espírita, que traz o nome de Eurípedes Barsanulfo, apoia o Movimento para que as Casas Espíritas de Belo Horizonte tenham um apoio, uma segurança”, conclui.
Edina Prudência, contou como surgiu a promessa de conseguir uma casa para a AME/BH. “Um dia, pela manhã, Itamar me liga e diz que estava decidido a formarmos uma chapa e candidatarmos à diretoria. Disse a ele que iria, desde que lutasse para conseguir um local para a AME. Ele aceitou. Então, para nós esse momento é motivo de alegria, porque está sendo uma promessa cumprida”, concluiu.
Durante o encerrar da cerimônia, antes da assinatura simbólica do documento e da prece final, o presidente da AME, Brasil Fernandes, fez um agradecimento a todos os presentes e leu uma passagem do livro Gênesis (capítulo 1, versículos 1 a 3) fazendo uma analogia do momento com a criação do planeta Terra. “ ‘No princípio, Deus criou os céus e a terra. E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas’. Assim como Deus concebeu a Terra, sem forma, as coisas nascem do pensamento, de uma ideia. Antes a sede da AME/BH era sem forma, agora ela tem formato. Agradeço muito em nome da Aliança Municipal Espírita de Belo Horizonte", completou.
No imóvel serão realizados os trabalhos da AME e continuará abrigando o Centro Espírita Eurípedes.