Ferramentas para Reuniões e Transmissões Online


A União Espírita Mineira (UEM) desenvolveu uma pesquisa comparativa de ferramentas para transmissão e reuniões online, atualizada em fevereiro de 2021.

Seguem quadros e algumas dicas abaixo:

 

 

A UEM também elaborou algumas dicas para a realização de reuniões virtuais:

1) Para os organizadores:
 
  • Comunique com antecedência a agenda do evento online:
    • Horário de início/fim;
    • Necessidade de confirmação (opcional);
    • Pauta.
  • Planejamento e roteiro para organização das informações e orientação aos participantes;
  • Ferramenta para reuniões online (Skype, Team link,Meet, Zoom, Microsoft Teams);
  • Ferramentas para transmissões online (Stremyard, Youtube, Instagram, Facebook, OBS Studio);
  • Nas reuniões online:
    • atenção aos ruídos, expressões faciais, posturas, fundos, vestimentas, tarefas paralelas que causam distrações aos participantes e expositores;
    • avisar das gravações e documentar consentimentos.
  • Celular no modo silencioso;
  • Exposição para a instituição deve ser transmitida nos canais de comunicação da mesma;
  • Teste prévio: ferramentas de transmissão, conexão internet, áudios, iluminação e imagens;
  • Nas transmissões online, ter um responsável específico para monitorar perguntas;
  • Provoque interação com participantes;
  • Rodízio de expositores;
  • Dialogue de forma mais pausada do que faria presencialmente, devido às possíveis falhas de conexão;
  • Empatia com as dificuldades tecnológicas de todos os participantes. Auxiliemos sempre!;
  • Estimular o estudo individual fornecendo aos participantes links, endereços web, obras e capítulos citados;
  • Detalhe, se possível, orientações para download da ferramenta, instalação e uso;
  • Detalhe as regras de etiqueta da reunião para os participantes:
    • Quando usar o chat (se disponível), microfone, câmera, recursos extras;
    • As funções que o moderador poderá usar para bom andamento da reunião (mute, bloqueio, compartilhamento de tela, autorização das solicitações de entrada).
 
2) Para os frequentadores:
 
  • Cumpra os horários;
  • Teste antes a ferramenta com antecedência;
  • Verifique as regras de etiqueta da reunião;
  • Desative o função de áudio antes de entrar na reunião;
  • Desative a função de vídeo antes de entrar na reunião;
  • Tente permanecer num ambiente silencioso para evitar que áudio de fundo atrapalhe a comunicação;
  • Aguarde sua vez de falar e desabilite o seu áudio após terminar;
  • Nas reuniões online, atenção aos ruídos, expressões faciais, posturas, fundos, vestimentas, tarefas paralelas que causam distrações aos participantes e expositores;
  • Dialogue de forma mais pausada do que faria presencialmente, devido às possíveis falhas de conexão;
  • Empatia com as dificuldades tecnológicas de todos os participantes. Auxiliemos sempre!
  • Não faça nada que você não faria no Centro / Casa Espírita.

 

E abaixo seguem alguns links de tutoriais que podem ser úteis, com autoria de várias Federativas Estaduais: