Ferramentas Virtuais para a Ação Evangelizadora


O cenário pandêmico convida os evangelizadores a oportunas reflexões e ações voltadas ao fortalecimento da ação evangelizadora junto à criança e ao jovem. Cientes de que o distanciamento físico não deve representar distanciamento afetivo, ou interrupção na aquisição da verdade libertadora proposta pela Doutrina Espírita, a Área da Infância e Juventude da União Espírita Mineira e Conselho Federativo Espírita de MG (COFEMG) realizou, entre os dias 14,15,16, 21,22 e 23 de agosto, a “Formação em Ferramentas Virtuais” com trabalhadores da Área de todos os Conselhos Regionais Espíritas (CRE) de Minas Gerais.

De acordo com a coordenadora da Área, Zu Moraes, a formação faz parte de um projeto de multiplicação oferecido pela área nacional, AIJ FEB, e tem como objetivo estimular e potencializar as atividades de evangelização espírita junto à infância e à juventude por meios virtuais.

Reconhecendo as singularidades locais, foi apresentado aos trabalhadores participantes,  um panorama de diversas ferramentas virtuais que podem ser utilizadas para diversificar a metodologia do trabalho e facilitar a aprendizagem dos evangelizandos, ao mesmo tempo que estimula a pesquisa e a busca de plataformas e aplicativos que tornem as nossas atividades efetivas, prazerosas e estimulantes em momentos desafiadores como o que estamos vivenciando.

Foram seis encontros virtuais, pela plataforma Google Meet, iniciados sempre com momento musical, onde contamos com vários amigos e parceiros, para que pudéssemos vivenciar a função evangelizadora da música, mostrando sua aplicabilidade como ferramenta evangelizadora em nossos encontros virtuais.

Estudos do Evangelho à luz da doutrina espírita, base segura e sempre presente em nossas ações evangelizadoras, trouxeram reflexões e diretrizes aos semeadores nesse contexto; Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. (Marcos 16:15), E vós, quem dizeis que eu sou? (Mateus 16:15), Que quereis que vos faça? (Marcos 10:36), Que buscais? (João 1:38), Que tendes? (Marcos 8:5) e Que fazeis de especial? (Mateus 5:47).

A Formação contou com apresentação e ensino contextualizado de 18 recursos e ferramentas digitais, bem como reflexões e exemplos acerca de ações off line para o público sem acesso à tecnologia. A coordenação destaca a importância de cada Conselho Regional ser um agente multiplicador da formação em sua região, proporcionando diálogos, reflexões e o acesso a essas ferramentas virtuais e que possam instrumentalizar todas as casas espíritas do estado.