Foi realizada, entre os dias 8 e 10 de novembro, a reunião do Conselho Federativo Nacional (CFN) na sede da Federação Espírita Brasileira (FEB), em Brasília. Estiveram presentes representantes das 27 federativas espíritas do Brasil - entre elas, a União Espírita Mineira (UEM) -, membros da diretoria da FEB e de Entidades Especializadas do Movimento Espírita brasileiro.
O encontro teve por objetivo promover a união dos espíritas e das instituições espíritas brasileiras, além de trabalhar pela unificação do Movimento Espírita e difusão do Espiritismo.
“Desde a sua criação, em 1949, quando da celebração do Pacto Áureo, o CFN promove anualmente essa reunião para que os espíritas, aqui reunidos, possam debater e organizar as ações e os trabalhos de divulgação da Doutrina em nosso país de modo integrado e com maior união”, explicou o presidente da FEB, Jorge Godinho.
Representando a UEM e COFEMG - Conselho Federativo Espírita de Minas Gerais - estiveram presentes o presidente, Alisson Pontes, e o 1º vice-presidente, José Ávila Neto.
“Foram dias de intenso trabalho e discussão de muitos temas importantes, além de uma rica oportunidade de reencontros, deliberações e planejamentos entre as Federativas Espíritas em prol da divulgação doutrinária e propagação do Evangelho do Cristo”, declarou Alisson.
Entre os assuntos abordados estão: a integração de entidades espíritas especializadas, como associação médica, de juristas, de psicólogos, etc., com os trabalhos desenvolvidos pelas federativas em cada estado; o apoio ao Estado de Roraima, cuja demanda por ajuda e assistência aumentou com a imigração venezuelana; a revisão do Opúsculo Orientação ao Centro Espírita, que todas as áreas de trabalho e Federativas Estaduais irão participar, e a participação da UEM como uma das cinco sedes dos Congressos Espíritas de 2020.
“Este Congresso do próximo ano terá como tema o ‘Evangelho Redivivo’ e Belo Horizonte é uma das cidades escolhidas para sediar o encontro. Além disso, de 1 a 3 de maio, estaremos sediando, também, a reunião do Conselho Regional Centro (CRC), que integra as federativas espíritas de Minas, Goiás, Distrito Federal, Tocantins, Mato Grosso e Espírito Santo”, completou o vice-presidente José Neto.
A reunião contou, também, com a presença dos médiuns e oradores Raul Teixeira e Divaldo Pereira Franco. Este encerrou o CFN com palestra no Teatro Pedro Calmon, do Quartel-General do Exército Brasileiro.