Em 2019, os espíritas do Brasil celebram os 70 anos da assinatura pelo Pacto Áureo. Trata-se de um documento histórico para a União e Unificação do Movimento Espírita nacional, que se iniciou com a Caravana da Fraternidade a percorrer todo o território brasileiro pátria visando à união, solidariedade e integração dos espíritas.
Com a instituição do Pacto e do esquema federativo pelo qual se rege o Movimento de Unificação do Espiritismo, é criado o Conselho Federativo Nacional (CFN), órgão unificador da Federação Espírita Brasileira (FEB), e constituído das entidades federativas estaduais (entre elas, a União Espírita Mineira).
MOVIMENTO ESPÍRITA MINEIRO
Em Minas Gerais, após a realização de seu 3º Congresso Espírita, em 1958, foi aprovada a criação e instalação do COFEMG – Conselho Federativo Espírita de Minas Gerais, seguindo os moldes traçados quando da assinatura do Pacto Áureo.
A partir de 1964, o COFEMG inicia de fato suas ações e atividades e, desde então, realiza reuniões anuais em Belo Horizonte para tratar de assuntos relevantes ao Movimento Espírita mineiro.
O COFEMG é formado por 28 regiões espíritas, os Conselhos Regionais Espíritas (CREs), que representam as várias regiões mineiras e o Movimento Espírita presente em cada uma.
CAMPANHA
Durante o ano, as redes sociais da UEM-COFEMG (Facebook e Instagram) estarão postando banners alusivos à comemoração dos 70 anos do Pacto Áureo. As Instituições Espíritas também são convidadas a compartilhar esse material, aderir à campanha e apresentar a história às novas gerações.