"Projeto Inclusão" vai trabalhar acessibilidade nas Casas Espíritas


"Vejamos que meios o Pai misericordioso me pôs ao alcance para suavizar o sofrimento do meu irmão. Vejamos se as minhas consolações morais, o meu amparo material ou meus conselhos poderão ajudá-lo a vencer essa prova com mais energia, paciência e resignação. Vejamos mesmo se Deus não me pôs nas mãos os meios de fazer que cesse esse sofrimento; se não me deu a mim, também como prova, como expiação talvez, deter o mal e substituí-lo pela paz." -  (O Evangelho Segundo o Espiritismo, Allan Kardec, c. 5, i. 27)

 

A acessibilidade é um tema presente e atual, inclusive, no meio espírita. Muitos irmãos deixam de frequentar Casas ou Instituições Espíritas pela ausência de aparatos adequados às suas necessidades de acesso e compreensão das mensagens trazidas.

Daí, a importância de se levantar o debate e promover ações que aumentem o contato desse público com o Espiritismo e com suas instituições divulgadoras.

Seguindo essa proposta, a Aliança Municipal Espírita (AME) de Juiz de Fora está desenvolvendo o "Projeto Inclusão". Trata-se de uma sensibilização por meio de quatro cartilhas que abordam os conceitos de  deficiências física, auditiva, visual e intelectual, além de ações para recepção desses perfis nas Casas Espíritas.

O Projeto é uma parceria entre as áreas de Infância e Juventude (AIJ) e Comunicação Social Espírita (ACSE) e traça estratégias para proporcionar a inclusão das pessoas com deficiência nas atividades e trabalhos do Centro Espírita.

"Da interpretação de palestras em LIBRAS à disponibilização de livros espíritas em áudio e em Braile, várias iniciativas estão propostas nos informativos produzidos, que serão distribuídos aos centros espíritas da região", explica o Coordenador da AIJ-AME Juiz de Fora, Daniel Salomão Silva.

Segundo ele, a ideia surgiu de uma sensibilização promovida em uma das reuniões do COFEMG no ano passado, na União Espírita Mineira.

Para mais informações, entre em contato com a AME-Juiz de Fora pelo telefone (32) 3212-5418 ou e-mail amejf@amejf.org.br

Você pode fazer o DOWNLOAD das cartilhas CLICANDO AQUI

 

VEJA TAMBÉM

UEM sedia primeiro dia do I Seminário de Estudos Surdos Espíritas