“Somente empreender conclaves doutrinários como iniciativas de aproximação e planejamento de trabalho, a ser naturalmente entrosadas com as organizações centrais e regionais, responsáveis pela marcha evolutiva do Espiritismo. Não há ordem sem disciplina.”
(André Luiz / Chico Xavier, Conduta Espírita, cap. 17)
Realizar um evento espírita dá muito trabalho e envolve uma equipe dedicada e, acima de tudo, planejamento nos mínimos detalhes. E são nesses pormenores que muitos voluntários podem ‘se perder’ ou acabar deixando-os de lado sem se darem conta.
Visando auxiliar na produção dos eventos espíritas, desde uma simples reunião até um Congresso, os 12º e 27º Conselhos Regionais Espíritas (CREs) de Minas Gerais de Teófilo Otoni e Contagem/Betim, respectivamente, disponibilizam para o Movimento Espírita a “Orientação para a Realização de Eventos nas Instituições Espíritas”.
A apostila teve por embasamento o documento “Como Fazer Eventos Doutrinários, Volume 4”, publicado pela Federação Espírita Do Paraná (FEP) em 2004, e conta com o apoio da Área de Comunicação Social Espírita (ACSE) da União Espírita Mineira (UEM) e COFEMG.
São abordadas as definições e tipos de eventos, como: Palestra Pública ou Exposição Doutrinária; Conferência; Simpósio; Congresso; Fórum; Seminário; Encontro; Painel; Debate; Mesa Redonda; Oficina ou Curso, públicos destinados, roteiros para o planejamento e execução das estratégias traçadas.
O material é gratuito e está disponível para todos os trabalhadores e tarefeiros espíritas, além de interessados.