“Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus”.
(Mateus, 5:9)
O mês de setembro, eleito mundialmente para intensificar o debate sobre o suicídio e a valorização da vida, também será uma valiosa oportunidade para se promover a reflexão em torno da PAZ.
O Movimento Espírita, por meio da Aliança Municipal Espírita de Belo Horizonte (AME-BH), vai realizar um extenso circuito de atividades cuja finalidade é convidar espíritas e pessoas de diversas orientações filosóficas e religiosas a refletirem sobre a paz, acima de qualquer ponto de vista particular.
De acordo com o representante da AME-BH e 10º Conselho Regional Espírita (CRE), Ronnie Coelho, o circuito de atividades toma como base o Projeto “Os Pacificadores”, criado e desenvolvido pela Federação Espírita Brasileira (FEB) no ano passado.
“O objetivo do evento é promover um momento de reflexão em torno da paz, e, assim, incentivarmos o entendimento de que todos somos cidadãos, com liberdade de consciência e crença, e com as mesmas possibilidades e direitos de sermos felizes”, explicou Ronnie.
MOSTRA “OS PACIFICADORES”
A mostra “Os Pacificadores” foi inaugurada em 6 de outubro do ano passado no Espaço Cultural da Federação Espírita Brasileira (FEB), em Brasília. Desde então, passou a “visitar” algumas capitais brasileiras, retratando com painéis os caminhos de vitórias e lutas de algumas personalidades que trabalharam em prol da paz entre os homens.
Entre as personalidades lembradas na exposição estão: Mahatma Gandhi, Nelson Mandela, Albert Schweitzer, Martin Luther King, e Madre Teresa de Calcutá.
A mostra chega a Belo Horizonte e estará aberta à visitação de 16 a 30 de setembro, na Praça Central do Shopping Minascasa, à Av. Cristiano Machado, 3411 – Ipiranga/BH. A entrada é gratuita.
ATIVIDADES
Além do 2º Congresso da AME-BH, cujas inscrições estão encerradas, a realização está prevista para os dias 15 e 16 de setembro, e o público terá a oportunidade de prestigiar algumas atividades muito interessantes com a temática da PAZ. A saber:
– 18/09 (19h30 às 21h30) – Mesa Redonda: Diálogo em Busca da Paz
Presenças de: Padre Marco Antônio Gonçalves Porto (Igreja Católica); Dra. Patrícia Simone do Prado (Islamismo); Me. Guaraci Maximiano dos Santos (Umbanda e Camdomblé), e Romero Bittencourt e Carvalho (Hare Krishna)
Local: Sede Federativa da União Espírita Mineira (Av. Olegário Maciel, n° 1627 – Lourdes)
Entrada Franca, com distribuição de ingressos a partir de 18h30
– 20/09 (19h30 às 21h30) – Roda de Conversa: Instrumento para a cultura da paz
Debate, dirigido por Lucileide Malaguth Colares, a respeito do processo de conscientização do sujeito mulher e meninas vitimadas pela violência, em especial, a intrafamiliar.
Local: Sede Federativa da União Espírita Mineira (Av. Olegário Maciel, n° 1627 – Lourdes)
Entrada Franca, com distribuição de ingressos a partir de 18h30
– 22/09 (16h às 18h) – Palestra: “Que temos nós com a paz do mundo?”
Expositor: Otávio Túlio Pedersoli Rocha, professor e mestre em Direito Público.
Local: Shopping Minascasa (Av. Cristiano Machado, 3411 – Ipiranga)
Entrada Franca. Vagas limitadas a 200 lugares.
– 23/09 (16h) – Peça de Teatro: Brasil Coração do Mundo Pátria do Evangelho
Performance executada pela Companhia Espírita Laboro.
Local: Teatro Nossa Senhora das Dores (Av. Francisco Sales, 77 – Floresta)
Entrada: 01 Kg de Alimentos Perecíveis (exceto sal e fubá) Distribuição de ingressos 01 hora antes da peça. Vagas limitadas a 250 lugares.