Em Sacramento, Minas Gerais, foi celebrado no Colégio Allan Kardec o aniversário de Eurípedes Barsanulfo, em decorrência de seu nascimento em 1º de maio de 1880. A “Hora da Saudade”, que é celebrada desde após o ano de seu desencarne, em 1918, atraiu espíritas de diversas localidades para homenagear o legado deste educador, que dedicou sua vida à integração entre a educação e os princípios do espiritismo.
As homenagens tiveram início no dia 30 de abril, com uma palestra proferida por Alisson Pontes, presidente da União Espírita Mineira. A apresentação do coral Corina Novelino marcou a abertura do evento, que também contou com a presença de Jorge Godinho Barreto Nery, presidente da Federação Espírita Brasileira, e Alzira Bessa, presidente do Grupo Espírita Esperança e Caridade.
No dia seguinte, 1º de maio, a “Hora da Saudade” começou às 7 horas da manhã, com apresentações musicais dos alunos da Escola Eurípedes Barsanulfo e da Escola de Música. A cerimônia também teve a participação do Coral Corina Avelino, seguida por uma explanação de Jorge Godinho. Posteriormente, foi realizada uma mesa redonda sobre a vivência evangélica de Eurípedes Barsanulfo, moderada por Saulo Amui e com a participação de Alisson Pontes, Alzira Bessa, Ana Maria Soares Pereira e Célia Jorge.
À tarde, aconteceu o culto aos caravaneiros, oferecendo um momento de evangelho e reflexão sobre a vida e a obra de Eurípedes. A programação do dia foi encerrada com uma palestra de Jorge Godinho sobre “Eurípedes Barsanulfo e o Evangelho”, destacando a relevância do Evangelho redivivo e a aplicação dos ensinamentos de Jesus no cotidiano.
O evento “Hora da Saudade” não apenas honrou a memória de Eurípedes Barsanulfo, mas também reiterou seu legado de educação do espírito, evidenciando os exemplos da vivência do Evangelho de Jesus. Este encontro sublinhou a importância da aplicação da Doutrina Espírita, vista como o Evangelho Redivivo, demonstrando como Eurípedes Barsanulfo utilizou estes ensinamentos para formar indivíduos comprometidos com valores morais e espirituais elevados