Ferramentas para Reuniões Online


Devido ao momento de restrição social que estamos vivendo, foi aconselhado que as instituições espíritas também suspendam suas atividades presenciais. Com a crise advinda do Corona vírus, acreditamos que o recolhimento aos lares seja a melhor solução para esse momento. Apesar das circustâncias atípicas, diversas atividades espíritas estão sendo adaptadas para o meio virtual, e algumas até mesmo sendo criadas. 
 
Buscando sempre o estudo da Doutrina Espírita, do Evangelho e as suas práticas, a UEM compilou alguns dados de ferramentas online para auxílio à condução das tarefas em grupo das Casas Espíritas. Apesar do número de opções que disponibilizamos ser pequeno, entendemos que existe urgência em ofertar informações práticas do assunto, para que essas Casas continuem trabalhando virtualmente. 
 
Lembramos que essas ferramentas, com o limite gratuito, são aconselhadas para reuniões de equipes de trabalho, ou seja, reuniões restritas. Caso o interesse seja em reuniões públicas, é necessário considerar os planos pagos das mesmas ou buscar alternativas em redes sociais como Facebook, Youtube e/ou Instagram. 
 
(clique na imagem para ampliar)
 
A UEM também elaborou algumas dicas para a realização de reuniões virtuais:

1) Para os organizadores:

* comunique com antecedência a agenda do evento online:
  - Horário de início/fim;
  - Pauta;
  - Ferramenta (skype, hangouts, Meet etc);
  - Necessidade de confirmação (opcional).
 
* Detalhe, se possível, orientações para download da ferramenta, instalação e uso (confira aqui as apostilas com tutoriais das ferramentas Hangouts Meet e Discord);
 
* Detalhe as regras de etiqueta da reunião para os participantes:
  - Quando usar o chat (se disponível), microfone, câmera, recursos extras;
  - As funções que o moderador poderá usar para bom andamento da reunião (mute, bloqueio, compartilhamento de tela, autorização das solicitações de entrada).
 

2) Para os frequentadores:

- Cumpra os horários;
- Teste antes a ferramenta;
- Verifique as regras de etiqueta da reunião;
- Desative o função de áudio antes de entrar na reunião;
- Desative a função de video antes de entrar na reunião;
- Tente permanecer num ambiente silencioso para evitar que áudio de fundo atrapalhe a comunicação;
- Aguarde sua vez de falar e desabilite o seu áudio após terminar.