A União Espírita Mineira (UEM) desenvolveu uma pesquisa comparativa de ferramentas para transmissão e reuniões online, atualizada em fevereiro de 2021.
Seguem quadros e algumas dicas abaixo:
A UEM também elaborou algumas dicas para a realização de reuniões virtuais:
1) Para os organizadores:
-
Comunique com antecedência a agenda do evento online:
- Horário de início/fim;
- Necessidade de confirmação (opcional);
- Pauta.
- Planejamento e roteiro para organização das informações e orientação aos participantes;
- Ferramenta para reuniões online (Skype, Team link,Meet, Zoom, Microsoft Teams);
- Ferramentas para transmissões online (Stremyard, Youtube, Instagram, Facebook, OBS Studio);
-
Nas reuniões online:
- atenção aos ruídos, expressões faciais, posturas, fundos, vestimentas, tarefas paralelas que causam distrações aos participantes e expositores;
- avisar das gravações e documentar consentimentos.
- Celular no modo silencioso;
- Exposição para a instituição deve ser transmitida nos canais de comunicação da mesma;
- Teste prévio: ferramentas de transmissão, conexão internet, áudios, iluminação e imagens;
- Nas transmissões online, ter um responsável específico para monitorar perguntas;
- Provoque interação com participantes;
- Rodízio de expositores;
- Dialogue de forma mais pausada do que faria presencialmente, devido às possíveis falhas de conexão;
- Empatia com as dificuldades tecnológicas de todos os participantes. Auxiliemos sempre!;
- Estimular o estudo individual fornecendo aos participantes links, endereços web, obras e capítulos citados;
- Detalhe, se possível, orientações para download da ferramenta, instalação e uso;
-
Detalhe as regras de etiqueta da reunião para os participantes:
- Quando usar o chat (se disponível), microfone, câmera, recursos extras;
- As funções que o moderador poderá usar para bom andamento da reunião (mute, bloqueio, compartilhamento de tela, autorização das solicitações de entrada).
2) Para os frequentadores:
- Cumpra os horários;
- Teste antes a ferramenta com antecedência;
- Verifique as regras de etiqueta da reunião;
- Desative o função de áudio antes de entrar na reunião;
- Desative a função de vídeo antes de entrar na reunião;
- Tente permanecer num ambiente silencioso para evitar que áudio de fundo atrapalhe a comunicação;
- Aguarde sua vez de falar e desabilite o seu áudio após terminar;
- Nas reuniões online, atenção aos ruídos, expressões faciais, posturas, fundos, vestimentas, tarefas paralelas que causam distrações aos participantes e expositores;
- Dialogue de forma mais pausada do que faria presencialmente, devido às possíveis falhas de conexão;
- Empatia com as dificuldades tecnológicas de todos os participantes. Auxiliemos sempre!
- Não faça nada que você não faria no Centro / Casa Espírita.
E abaixo seguem alguns links de tutoriais que podem ser úteis, com autoria de várias Federativas Estaduais:
- Instruções para o trabalho online das casas espíritas (FEEES).pdf - Dicas importantes para o trabalho online
- Instruções para uso de ferramentas de comunicação online (FEEES).pdf - Tutorial de transmissões e reuniões para: Facebook, Instagram, Youtube, Skype, Zoom, Hangouts, Whatsapp.
- Check List para segurança no ZOOM - INSTITUCIONAL (FEB).pdf - Checagem para uso do ZOOM, pelas instituições.
- Gestão do WhatsApp no Centro Espírita (FEEMT).pdf - Instruções e dicas de uso do Whatsapp voltado ao trabalho das Casas Espíritas
- Passo a passo para utilização do OBS Studio (FEEMT).pdf - Tutorial para uso do OBS
- Manual de uso de ferramentas online (FEC).pdf - Manual para uso de aplicativos e plataformas para reuniões online e transmissões
- Tutorial Hangouts Meet - Tutorial do MEET (UEM)
- Tutorial Discord - Tutorial do Discord (UEM)
- ACSE - Tutorial TeamLink - Tutorial do TeamLink (UEM)
- ACSE - Tutorial Transmissões ao Vivo com StreamYard - Tutorial StreamYard (UEM)