A União Espírita Mineira (UEM) desenvolveu uma pesquisa comparativa de ferramentas para transmissão e reuniões online, atualizada em fevereiro de 2021.
Seguem quadros e algumas dicas abaixo:
A UEM TAMBÉM ELABOROU ALGUMAS DICAS PARA A REALIZAÇÃO DE REUNIÕES VIRTUAIS:
1) Para os organizadores:
Comunique com antecedência a agenda do evento online:
Horário de início/fim;
Necessidade de confirmação (opcional);
Pauta.
Planejamento e roteiro para organização das informações e orientação aos participantes;
Ferramenta para reuniões online (Skype, Team link,Meet, Zoom, Microsoft Teams);
Ferramentas para transmissões online (Stremyard, Youtube, Instagram, Facebook, OBS Studio);
Nas reuniões online:
atenção aos ruídos, expressões faciais, posturas, fundos, vestimentas, tarefas paralelas que causam distrações aos participantes e expositores;
avisar das gravações e documentar consentimentos.
Celular no modo silencioso;
Exposição para a instituição deve ser transmitida nos canais de comunicação da mesma;
Teste prévio: ferramentas de transmissão, conexão internet, áudios, iluminação e imagens;
Nas transmissões online, ter um responsável específico para monitorar perguntas;
Provoque interação com participantes;
Rodízio de expositores;
Dialogue de forma mais pausada do que faria presencialmente, devido às possíveis falhas de conexão;
Empatia com as dificuldades tecnológicas de todos os participantes. Auxiliemos sempre!;
Estimular o estudo individual fornecendo aos participantes links, endereços web, obras e capítulos citados;
Detalhe, se possível, orientações para download da ferramenta, instalação e uso;
Detalhe as regras de etiqueta da reunião para os participantes:
Quando usar o chat (se disponível), microfone, câmera, recursos extras;
As funções que o moderador poderá usar para bom andamento da reunião (mute, bloqueio, compartilhamento de tela, autorização das solicitações de entrada).
2) Para os frequentadores:
Cumpra os horários;
Teste antes a ferramenta com antecedência;
Verifique as regras de etiqueta da reunião;
Desative o função de áudio antes de entrar na reunião;
Desative a função de vídeo antes de entrar na reunião;
Tente permanecer num ambiente silencioso para evitar que áudio de fundo atrapalhe a comunicação;
Aguarde sua vez de falar e desabilite o seu áudio após terminar;
Nas reuniões online, atenção aos ruídos, expressões faciais, posturas, fundos, vestimentas, tarefas paralelas que causam distrações aos participantes e expositores;
Dialogue de forma mais pausada do que faria presencialmente, devido às possíveis falhas de conexão;
Empatia com as dificuldades tecnológicas de todos os participantes. Auxiliemos sempre!
Não faça nada que você não faria no Centro / Casa Espírita.
E ABAIXO SEGUEM ALGUNS LINKS DE TUTORIAIS QUE PODEM SER ÚTEIS, COM AUTORIA DE VÁRIAS FEDERATIVAS ESTADUAIS:
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