A União Espírita Mineira promove, nos finais de semana, atividades para jovens e crianças.
Há mais de 50 anos, a Evangelização Infantil busca ministrar temas do Evangelho de Jesus e do Espiritismo, adequados à linguagem das faixas etárias de 0 a 12 anos, e considerando que aqueles que se apresentam hoje como crianças são espíritos imortais.
Já a MEOP - Mocidade Espírita 'O Precursor', trabalha com os jovens a partir de 13 anos, no intuito de desperta-los para a importância dos estudos doutrinários e evangélicos, assim como colocar em prática, dentro da sua realidade juvenil, os ensinamentos adquiridos.
A Evangelização de crianças e jovens também é uma rica experiência na qual são despertados valores importantes para a vida em sociedade.
No livro 'Sublime Sementeira', encontramos esclarecedora diretriz de Bezerra de Menezes (1982) quanto às orientações que os Amigos Espirituais dariam aos pais espíritas em relação ao encaminhamento dos filhos à Escola de Evangelização dos Centros Espíritas. O benfeitor responde que:
“Conquanto seja o lar a escola por excelência onde a criatura deva receber os mais amplos favores da educação, burilando-lhe o sentimento e o caráter, não desconhecemos a imperiosidade de os pais buscarem noutras instituições sociais o justo apoio à educação da prole; e, assim, deverão encaminhar os filhos, no período oportuno, para a escola do saber, viabilizando-lhes a instrução. Entretanto, jamais deverão descuidar-se de aproximá-los dos serviços de Evangelização em cujas abençoadas atividades se propiciará a formação espiritual da criança e do jovem diante do porvir.
“Há pais espíritas que, erroneamente, têm deixado, em nome da liberdade e do livre-arbítrio, que os filhos avancem na idade cronológica para então escolherem este ou aquele caminho religioso que lhes complementem a conquista educativa no mundo. Tal medida tem gerado sofrimento e desespero, luto e mágoa, inconformação e dor. Porque, uma vez perdido o ensejo educativo na idade propícia à sementeira evangélica, os corações se mostram endurecidos, qual terra ressequida, árida, rebelde ao bom plantio, desperdiçando-se valioso período de ajuda e orientação. É então que somente a dor, a duros golpes provacionais, pode despertar para refazer e construir.”
Para presentear as crianças e os jovens com essa oportunidade, basta levá-los à Sede Histórica da UEM, à Rua dos Guaranis, 315, centro de Belo Horizonte nos seguintes horários:
- Evangelização da Criança: todos os domingos, de 9h30 às 10h30.
- Mocidade Espírita 'O Precursor': todos os sábados, de 16h30 às 18h30.