CVV e Unicef lançam vídeos sobre prevenção do suicídio


Centro de Valorização da Vida (CVV) e o Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) lançaram três séries de vídeos visando prevenir e reduzir os crescentes índices de suicídio entre jovens e adolescentes no Brasil.

O material está disponível de forma gratuita e contempla três públicos específicos:  jovenspais e educadores e grupos de apoio a sobreviventes do suicídio.

Clique e assista:

Vídeos para JOVENS

Vídeos para PAIS E EDUCADORES

Vídeos para GRUPOS DE APOIO A SOBREVIVENTES DO SUICÍDIO

De acordo com o voluntário e porta-voz do CVV, Antonio Carlos Braga dos Santos, o material oferece informações de qualidade e em linguagem adequada, favorecendo o diálogo aberto, livre de mitos e tabus sobre o assunto.

“A produção desses vídeos é uma maneira de compartilhar parte desse conhecimento, enriquecido com a visão técnica de profissionais convidados, com o objetivo claro de evitar que pessoas tão jovens busquem na morte o encerramento de suas dores”, explica Braga.

O suicídio, ou autoextermínio, é uma ocorrência complexa e se tornou problema de saúde pública. De acordo com o Ministério a Saúde, uma pessoa tira a própria a vida por hora no Brasil, e, no mesmo período, outras três tentam se matar sem sucesso.

Já pesquisa realizada pela pesquisa da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), entre 2006 e 2015, constatou que os índices de suicídio entre jovens de 10 a 19 anos aumentou 24% em seis capitais brasileiras, enquanto cresceu 13% no interior do país. O aumento contrasta com os índices do resto do mundo no mesmo período, que caíram 17%.

Para a Oficial do Programa de Desenvolvimento e Participação de Adolescentes do UNICEF no Brasil, Joana Fontoura, os números são preocupantes, exigem análise e ações. “É preciso compreender as relações que eles constroem, o contexto em que vivem e a rede de apoio a que têm acesso ou não. Nesse sentido, os vídeos lançados nessa campanha do CVV pretendem contribuir para um diálogo consciente que ajude a prevenir o suicídio”, avalia.

 

VEJA TAMBÉM

Prevenção do suicídio: sinais para saber e agir – Ministério da Saúde

CVV – Falando Abertamente Sobre Suicídio

Prevenção Suicídio: Manual dirigido ao público em geral