“Pois qual de vós, pretendendo construir uma torre, não se assenta primeiro para calcular a despesa e verificar se tem os meios para a concluir? Para não suceder que, tendo lançado os alicerces e não a podendo acabar, todos os que a virem zombam dele, dizendo: Este homem começou a construir e não pôde acabar”. (Lucas, 14: 28-30)
Os trabalhos de União e Unificação do Movimento Espírita em Minas Gerais seguem a todo vapor. Mais de 70 trabalhadores espíritas se reuniram, nos últimos dias 4 e 5 de agosto, no Pavilhão de Aulas da Universidade Federal de Viçosa(UFV), pela Comissão Regional Zona da Mata.
O encontro teve a presença de membros da União Espírita Mineira (UEM) e Conselho Federativo Espírita de Minas Gerais (COFEMG), além de representantes das Alianças Municipais Espíritas (AMEs) e Conselhos Regionais Espíritas (CREs) das regiões de Viçosa, Barbacena e Juiz de Fora.
Segundo a Presidente do 21º CRE/AME Viçosa – que sediou o encontro -, Andrea Carvalho, o resultado foi muito animador. “Tivemos 21 inscritos, fora os Presidentes das Casas Espíritas daqui de Viçosa, e vemos como muito positiva essa aproximação das Casas com o Movimento Federativo. Esses encontros são importantes porque esclarecem que o objetivo é unirmos as atividades”, declarou.
De igual maneira, a Coordenadora do 8º CRE Barbacena, Patrícia Bortolusci, aprovou a Comissão Regional. “A base do trabalho no Movimento Espírita são as Casas Espíritas. O diálogo é necessário já que as realidades são muito diferentes, mas, no fim, o consenso é o mesmo, pois todos nós trabalhamos pelo mesmo ideal”, avaliou ela.
“E além de unir e integrar, a reunião foi muito bem organizada e merece todas as congratulações pela qualidade dos trabalhos. Esperamos que os laços da União e Unificação se façam cada vem mais fortes, com o envolvimento de cada trabalhador espírita”, resumiu Emanoel Felício, Vice-Presidente do 7º CRE Juiz de Fora.
O próximo trabalho de Comissão Regional será realizado em Belo Horizonte, pela CR Centro-Norte, nos dias 25 e 26 de agosto.