Há 133 anos, no dia 26 de julho de 1887, foi lançado o Esperanto, língua internacional, destinada à humanidade como instrumento para romper as barreiras da linguagem e aproximar os povos de todas as nações, dando vazão ao sentimento de fraternidade além das fronteiras culturais, étnicas, religiosas e políticas. De todos os projetos já elaborados para compor uma língua internacional, somente o Esperanto se firmou na prática, sendo progressivamente usada na conversação direta, na escrita e na literatura em suas diversas formas de manifestação, com realce atual para o seu amplo uso na internet. Esse sucesso se deve, sem dúvida, à sua feição singular, composta por radicais já existentes na grande maioria das línguas nacionais, com uma codificação gramatical própria, mas que prioriza a racionalidade, a flexibilidade e a síntese das regras mais saudáveis existentes na maioria dos idiomas.
A União Espírita Mineira (UEM) tem dado um apoio constante à divulgação do Esperanto no seio do movimento espírita, tendo em vista a grande aceitação da língua entre os espíritas desde os primórdios do crescimento do Espiritismo no Brasil, e sabendo que, além do campo de interesse puramente linguístico, pelo seu ideal de fraternidade faz crescer também um sentimento de solidariedade, compreensão e estima por outros povos. Nesse sentido, comungamos a opinião de Emmanuel, quando afirmou em sua mensagem entitulada "A Missão do Esperanto", recebida em 1940 pela pena mediúnica de Chico Xavier, que o Esperanto "...não vem destruir as línguas utilizadas no mundo para o intercâmbio dos pensamentos. A sua missão é superior, é a da união e da fraternidade, rumo à unidade universalista. Seus princípios são os da concórdia e seus apóstolos são igualmente companheiros de quantos se sacrificaram pelo ideal divino da solidariedade humana, nessas ou naquelas circunstâncias.”
Nessa oportunidade, a UEM/COFEMG, através da sua Área de Esperanto, lança a campanha “O Esperanto é para você...”, com a finalidade de dar maior visibilidade e incentivo ao estudo do Esperanto, ainda muito pouco divulgado no Brasil. Por meio da campanha desejamos:
- Aproveitar a data 26 de julho, Dia do Esperanto, para divulgar a língua pelos meios de comunicação da UEM (site e redes sociais);
- Dar mais visibilidade ao Esperanto enquanto língua internacional e área de trabalho que integra o Movimento Espírita Federativo Mineiro;
- Despertar o interesse para o estudo, prática e utilização do Esperanto;
- Estimular a comunicação pelo Esperanto.
A campanha é dirigida aos trabalhadores do Movimento Espírita Federativo, aos espíritas, aos esperantistas e público em geral. Em especial, lembramos Bezerra de Menezes, quando nos diz em A Tragédia de Santa Maria, por meio da médium Ivonne Pereira do Amaral, que: "O Esperanto está a serviço da Fraternidade como a Beneficência a serviço do Amor...“. A campanha será realizada durante a última semana de julho, a partir do dia 26, contendo as seguintes iniciativas:
- Lançamento de apostila de ensino do Esperanto no site e redes sociais da UEM;
- Publicação de trechos referenciados sobre o Esperanto nas redes sociais (em Esperanto e com tradução abaixo em português)
- Publicação, nas redes sociais, de banners com os dizeres “O Esperanto é para você…” seguidos de frases que aproximem o público em geral da motivação para estudar e utilizar o Esperanto.
Esta campanha é a primeira de outras que se seguirão, naturalmente, na medida em que se fizer oportuno para melhor dinamizar a divulgação do Esperanto, em especial no seio do Movimento Espírita do Estado de Minas Gerais.
- As Casas Espíritas, AME, CRE ou outras Federativas que desejarem publicar o material em suas redes sociais e acrescentar o logotipo nos banners virtuais, podem acessar esse link.
- Para fazer o download do Curso de Esperanto, de Adonias Saliba, clique aqui.
- Exercícios e respostas sobre o conteúdo da apostila acima, além de vídeos com aulas, clique aqui.
- Livros da FEB em Esperanto, para download.
- Áudios com trechos de O Evangelho Segundo o Espiritismo, acesse aqui.
- Email da Área de Esperanto (AESP) da UEM: esperantocofemg@uemmg.org.br