56ª COMMETRIM reúne mais de 500 jovens e adultos


A 56ª edição da COMMETRIM - Confraternização de Mocidade e Madureza Espíritas do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba - reuniu mais de 500 participantes nos dias 25 e 26 de outubro, na cidade de Campina Verde (MG).

Em um clima de muita alegria, união e aprendizado, crianças, adolescentes, jovens e adultos participaram de atividades artísticas, de estudo e de integração sob a temática: “Espiritismo com Jesus, Kardec e Chico Xavier na atualidade”.

Entre os participantes estava o jovem Tarcísio Santos, 20 anos, da cidade de Prata, em sua primeira Commetrim. “Eu já participei de outros encontros de jovens, mas este é especial. O que mais me chama a atenção aqui, além dos aprendizados e de contribuirmos com nossa elevação espiritual, é a proximidade dos mais jovens com os mais velhos”, afirmou.

A interação entre as diferentes gerações também foi ponto positivo destacado pela jovem Julia Dias, 18 anos, de Uberlândia. “Já é o quarto encontro de que participo e sempre me agrada esse diálogo entre as pessoas de diferentes gerações e regiões. E, na própria juventude, a gente tem uma conexão tão legal que facilita até o aprendizado”, elogiou.

“Além dessa união entre os participantes, é muito bonito ver a revivência do Cristianismo durante os dias do encontro. Participo há um bom tempo e é nítido como tudo isso cria um clima favorável para alcançarmos mais conhecimento e instrução”, disse o participante Múcio Mendes, 41 anos, de Monte Alegre de Minas.

De igual maneira, a madureza também aprovou - e aproveitou - cada detalhe do encontro. Dona Maria Luiza Andrade, a Jo, 72 anos, de Uberaba, disse que não perde uma Commetrim há 50 anos: “Eu amo essa confraternização, esse ambiente caloroso, tanto pelo calor do clima quanto pelo calor humano. As palestras e as exposições fazem a gente refletir sempre e ter vontade de voltar sempre".

Aos 77 anos, o senhor Manoel Tibúrcio Nogueira, de Ituiutaba, foi um dos palestrantes do Commetrim por um motivo muito especial: ele participa do encontro desde o início. E afirma que, enquanto puder, será figurinha cativa.

“Esse evento revive a efervescência do Cristianismo, levado aos quatro cantos pelos primeiros cristãos, e replicado aqui na região do Triângulo. Eu venho pra cá cheio de alegria e paz, e volto pra minha cidade como se estivesse levitando, se eu nem sentisse os pés tocando o chão”, disse, emocionado.

O EVENTO

A COMMETRIM surgiu em 1963 com um grupo de idealistas de Uberaba que ansiava por um encontro só da juventude para promover o estudo do Evangelho de Jesus e do Espiritismo. Com o tempo, o evento incorporou também o público mais velho, e recebeu aval da Espiritualidade Superior, através de Eurípedes Barsanulfo, e manifestada diversas vezes em comunicações trazidas por Chico Xavier.

É realizada pelos Conselhos Regionais Espíritas (CRE) do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, e Rio Grande, e tem apoio da União Espírita Mineira (UEM) e Conselho Federativo Espírita de Minas Gerais (COFEMG).

Em 2018, a 55ª edição do encontro reuniu mais de 400 pessoas na cidade de Monte Alegre de Minas. As próximas edições da COMMETRIM serão realizadas nas cidades de Rufinopólis, em 2020, e Patos de Minas, em 2021.

FOTOS

Clique nos links para ver as fotos da 56ª COMMETRIM:

Página da UEM no Facebook

Página ‘Sintonia Maior’ no Facebook