A União Espírita Mineira (UEM) celebra, neste 24 de junho de 2019, 111 anos de fundação. Em 1908, época em que Belo Horizonte ainda era uma capital recém-criada, espíritas da região das alterosas vislumbraram aqui a necessidade de se instalar uma entidade voltada para a organização do Movimento Espírita.
Resultado da fusão entre Federação Espírita Mineira e União Espírita de Belo Horizonte, a nova Federativa Espírita de Minas iniciava uma história de lutas, conquistas e realizações para a divulgação do Espiritismo e do Evangelho de Jesus em solo mineiro.
Por mais de um século, a história da Federativa Espírita de Minas Gerais foi marcada pela participação e presença ativa de grandes vultos do Espiritismo regional e nacional, que muito contribuíram e auxiliaram no processo de UNIÃO e UNIFICAÇÃO dos corações.
Tarefeiros dedicados, como o 1º presidente da UEM, Antônio Lima; Camilo Rodrigues Chaves; Bady Elias Curi; professores Cícero Pereira e Rubens Romanelli; Noraldino de Mello Castro; José Martins Peralva; Virgílio Pedro de Almeida; João Nunes Maia; Maria Philomena Aluotto Berutto (Dona Neném); Honório Onofre de Abreu, o querido Chico Xavier, entre tantos outros, deram testemunhos vivos da fidelidade aos preceitos doutrinários e ao Evangelho de Jesus.
CLIQUE AQUI e conheça a história completa de fundação e atividades da União Espírita Mineira.
MENSAGENS
“Nessa data tão significativa do aniversário de fundação da União Espírita Mineira, reforçamos que a Casa Mater do Espiritismo nas alterosas permanece diariamente fiel ao seu propósito e destinação: União e Unificação do movimento espírita do estado de Minas Gerais! Assim, buscando o trabalho incessante na divulgação do Amor de Jesus sobre a verdade de Kardec!” (Alisson Pontes, presidente da UEM)
“Quando pensamos em ‘União Espírita’, não devemos apenas restringir o nosso pensamento às paredes físicas, mas estendê-lo também àqueles corações que, em forma de renúncia, favoreceram e trabalharam tanto pela Doutrina Espírita em Minas Gerais e no nosso país. Homenageamos a todos aqueles colaboradores dos dois planos da vida que, de formas direta e indireta, contribuíram para construir a nossa UEM.” (José Ávila Neto, 1º vice-presidente da UEM)
“Neste dia, em que comemoramos os 111 da União Espírita Mineira, agradecemos a Deus e a Jesus por esta casa tão maravilhosa que nos acolhe, levando a todos o Evangelho e a Doutrina Espírita e, assim, clareando a nossa caminhada. Agradecemos aos espíritos amigos que nos auxiliam e a todos os desencarnados que iniciaram este trabalho bendito.” (Ruth Salgado, 2ª Secretária da UEM)