Cássia Diniz
Coordenadora AEE | UEM-COFEMG
“…que vosso amor cresça cada vez mais no pleno conhecimento e em todo discernimento, a fim de que o aprendiz possa aprovar as coisas que são excelentes”. Paulo. (Filipenses, 1:9)
“Conhecer é patrocinar a libertação de nós mesmos, colocando-nos a caminho de novos horizontes na vida. Corre-nos, pois, o dever de estudar sempre, escolhendo o melhor para que as nossas ideias e exemplos reflitam as ideias e os exemplos dos paladinos da luz.” (Emmanuel/ Francisco Cândido Xavier – Pensamento e Vida – Instrução).
Definição:
Área de orientação e assessoria ao planejamento, implantação, integração e acompanhamento dos diversos estudos oferecidos pelas instituições espíritas.
O trabalho da Área de Estudo do Espiritismo – AEE é resultado de experiências exitosas colhidas dos diversos órgãos de unificação, analisadas, adaptadas e devolvidas ao Movimento Espírita em atendimento a demandas apresentadas.
Função:
A AEE tem por função identificar necessidades e possibilidades de melhoria e promover aperfeiçoamentos e estruturação de atividades de forma coletiva e parceira, que envolvam as diretrizes estabelecidas para sua atuação.
Nas instituições espíritas, tem a função de orientar a organização e o funcionamento de todos os estudos da Doutrina Espírita.
Referenciais:
A AEE considera que a Transformação Moral se dá pelo conhecimento e vivência do Evangelho de Jesus. As referências doutrinárias são as obras espíritas codificadas por Allan Kardec e de autores diversos, encarnados e desencarnados que sejam coerentes com a Codificação Espírita. (FEB, Resolução CFN 02/2014):
Diretrizes:
A AEE terá como diretrizes de sua atuação as mesmas estabelecidas no “Plano de Trabalho para o Movimento Espírita Brasileiro”, visando a valorização dos estudos propostos pelas instituições espíritas com a finalidade de união e unificação dos espíritas.
A AEE se propõe a ser servidora das demais áreas nas instituições e no Movimento Espírita, cooperando da melhor forma para a integração e fortalecimento das atividades que lhes cabe desenvolver.
Podemos considerar como diretriz precípua formar homens de bem, abrangendo a proposta de orientar para conhecer, compreender e praticar o Espiritismo, o que implica no incentivo à vivência dos postulados cristãos por todos os participantes dos diferentes grupos de estudo, conforme definição de educação de Allan Kardec – a arte de formar caracteres – e com o ensino exarado na questão 842 de O Livro dos Espíritos.
Finalidade:
A Área de Estudo do Espiritismo tem como finalidade estimular, orientar, promover e desenvolver o estudo sério, consistente e permanente, fundamentado nas obras da Codificação Espírita, por intermédio de trabalho conjunto com a FEB e da coordenação nacional com as federativas e coordenações regionais.
Objetivos:
“Doutrina Espírita quer dizer Doutrina do Cristo. E a Doutrina do Cristo é a Doutrina do aperfeiçoamento moral em todos os mundos.” (Emmanuel / Francisco Cândido Xavier – Religião dos Espíritos – Doutrina Espírita).
Link:
Obras de Allan Kardec – FEB (febnet.org.br)
https://www.uemmg.org.br/download/porque-estudar-campanha-uemcofemg
https://www.youtube.com/watch?v=3VMRjxwY1ec
https://www.uemmg.org.br/sites/default/files/public/download/arquivo/cartilha_movimento_espirita.pdf
https://www.febnet.org.br/portal/2023/07/10/evangelho-redivivo/