A 90ª Reunião Geral do Conselho Federativo Espírita de Minas Gerais (COFEMG) teve recorde de participações de diversos tarefeiros vindos de todas as partes do Estado. Durante os dias 7 e 8 de abril, mais de 200 pessoas estiveram presentes no encontro, que foi realizado na Sede Federativa da UEM-COFEMG em Belo Horizonte.
O grande aumento das participações nos últimos anos e, em especial, nesta reunião do COFEMG, reflete os resultados da maior união e integração entre os trabalhadores do Movimento Espírita.
“Ver a casa cheia, as pessoas se instruindo, confraternizando, buscando expandir o trabalho de divulgação do Evangelho de Jesus, é uma grande alegria. São encontros como esse que nos aproximam e ampliam nossas possibilidades de trabalho, que deve ser feito com união dos corações”, disse o Presidente da UEM-COFEMG, Henrique Kemper.
Algumas determinações e planos de trabalho foram definidos em cada Área da UEM-COFEMG, principalmente, para serem levados às Comissões Regionais (CR), cujo roteiro de viagens terá início no final de junho.
As atividades acontecerão em: 23 e 24 de junho, Patos de Minas (CR Triângulo); 4 e 5 de agosto, Viçosa (CR Zona da Mata); 25 e 26 de agosto, Belo Horizonte (CR Centro-Norte); 22 e 23 de setembro, Santa Rita do Sapucaí (CR Sul), e 27 e 28 de outubro, Manhuaçu (CR Leste).
O que disse cada Coordenador de Área da UEM-COFEMG sobre a 90ª Reunião Geral do Conselho?
“Tivemos um trabalho muito produtivo, com estabelecimento de uma pauta de interesse à todos os participantes e muita adesão às propostas trazidas. Saímos daqui com o propósito de divulgar o conteúdo associado à formação de tarefeiros que se dispõem a coordenar a reunião de estudo do “Miudinho”. Com isso, traçamos os rumos para o Estudo Minucioso do Evangelho em Minas Gerais.”
Magda Abreu, Área de Estudo do Evangelho de Jesus (AEEJ)
“Achei o encontro excelente e muito positivo. Na nossa Área, conseguimos pautar todas as regionais e, após as Comissões Regionais, vamos fazer um seminário para sensibilizar quanto ao Atendimento Espiritual, aliando as nossas práticas de trabalho junto aos CREs e ao projeto Multiplicação.”
Genoveva Moraes, Área de Promoção Social Espírita (APSE)
“Foi o encontro no qual tivemos a maior participação dos CREs mineiros. Muito rico em aprendizado, troca de experiências, definição de projetos – inclusive orientados pela FEB para o período 2018-2028, e estreitamento das relações. É a maior demonstração de que o trabalho em equipe, somando as contribuições de todos, faz as coisas acontecerem.”
Álvaro de Castro, Área de Comunicação Social Espírita (ACSE)
“Só tenho a elogiar esse COFEMG. Foi maravilhoso! Ver as pessoas confraternizando, interagindo, trocando experiência, animadas com o trabalho e com as pautas definidas, traz muito ânimo e otimismo para nossa Área e para todas as atividades junto ao Movimento Espírita. Que venham as Comissões Regionais!”
Cássia Diniz, Área de Estudo do Espiritismo (AEE)
“O grande número de participantes trouxe estímulo aos membros da Área. Todos vieram com aquela alegria de se estar junto, de saber que o encontro trataria de questões valiosas para o trabalho de cada um. Como fazemos tradicionalmente, a reunião do segundo dia foi toda realizada em Esperanto, e já saímos com a pauta de atividades que incluem programa de ações, cadastro de tarefeiros de acordo com o nível de conhecimento da língua, e expansão do trabalho em parceria com a evangelização infantil.”
Said Albuquerque, Área de Esperanto (AESP)
“Foi maravilhoso ver o engajamento e o interesse dos representantes dos CREs aqui presentes. Nossos planos de trabalho e de ação junto ao projeto de evangelização infantojuvenil, ainda sob a temática dos 40 Anos do Trabalho Permanente, estão se expandindo pelo Estado. Estamos muito felizes com a proposta de multiplicação e formação de trabalhadores através do COFEMG”.
Patrícia Ferraz, Área de Infância e Juventude (AIJ)
“Ver tantas pessoas vindas de diversas partes de Minas Gerais e com o intuito de expandir o trabalho em equipe é muito gratificante. Ficamos ainda mais felizes por aproveitar a oportunidade e abrir aos irmãos o Memorial Chico Xavier, dando início às visitações e à essa justa homenagem à ele.”
Ruth Salgado, Área de Orientação Mediúnica (AOM)
“É uma alegria ver tantos irmãos querendo aprender uns com os outros, trocar experiências e expandir o trabalho para Minas Gerais. É para isso que essas reuniões acontecem e se desdobram nas caravanas das Comissões Regionais: multiplicar o trabalho e unir os trabalhadores.”
Érika Oliveira, Área de Atendimento Espiritual (AAE)
GALERIA DE FOTOSDO 90º COFEMG – FACEBOOK
89º COFEMG é realizado em Pedro Leopoldo com muito trabalho e harmonia