Jornal - O Espírita Mineiro - nº 312 - Prosseguem as Comemorações do Centenário de Chico Xavier

Versão para impressãoVersão para impressão

Inúmeros eventos, inclusive não-espíritas, estão programados, em todo o Brasil, para homenagear o querido médium.

Depois da homenagem inicial, banhada por lágrimas de emoção e saudade, realizada em Pedro Leopoldo, no primeiro e segundo dias de 2010 (ver notícia na pág.7), a comunidade espírita volta sua atenção para o
III Congresso Espírita Brasileiro, a realizar-se no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, na Capital Federal, de 16 a 18 de abril, cuja programação se encontra na página 12. Durante a sessão solene de abertura do Congresso, incluído no Programa Oficial das festividades do Cinquentenário de Brasília, haverá o lançamento de selo e cartão-postal comemorativos pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, que ocorrerá  simultaneamente em Pedro Leopoldo e Uberaba, cidades em que viveu o Mineiro do Século. Na mesma ocasião, a Casa da Moeda do Brasil também lançará a Medalha Comemorativa do Centenário de Chico Xavier.
Já em março, dia 13, em Pedro Leopoldo, ocorreu a reinauguração da Fazenda Modelo, em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e apoio da Federação Espírita Brasileira e União Espírita Mineira, com a criação do Centro Cultural Chico Xavier, onde foi psicografada a monumental obra Paulo e Estêvão. Também integrando as festividades do Centenário de Chico Xavier, a Federativa de Minas promoveu a reedição de seis livros recebidos pelo querido médium no período de 1988 a 1996, a saber: Aceitação e Vida, Apelos Cristãos, Fulgor no Entardecer, Migalha, Pétalas da Primavera e Roseiral de Luz, disponibilizados em kit especial. As comemorações, no entanto, não se restringem ao âmbito da família espírita. Comprovando a influência exercida por Chico Xavier na vida das pessoas, a sociedade civil está oferecendo, no ano do Centenário, nada menos que cinco filmes, quatro livros, uma história em quadrinhos e uma novela na televisão. Registre-se também a homenagem – decorrente de proposição do vereador Ronaldo Gontijo – do Poder Legislativo Municipal  União Espírita Mineira pelo transcurso do Centenário do grande médium mineiro, a ser realizada no plenário da Câmara dos Vereadores no próximo 6 de abril. O primeiro dos filmes, “Chico Xavier”, o único de caráter biográfico, será exibido a partir de 2 de abril, com elenco de atores consagrados, como Nelson Xavier, Letícia Sabatella, Giovanna Antonelli, Tony Ramos, Cristiane Torloni e Paulo Goulart. As outras produções cinematográficas, inspiradas na vida e na obra de Chico Xavier, são estas: “Nosso Lar”, “As Cartas”, “As mães de Chico Xavier” e “E a Vida Continua”. Dentre os livros a serem lançados, destacam-se “As Vidas de Chico  avier” e “ Chico Xavier, a História do filme de Daniel Filho”, ambos de Marcel Souto Maior; e “Chico Xavier em Quadrinhos”, com desenhos de Rodolfo Zalla. Na página 11 desta edição existe notícia sobre novela a ser exibida pela Rede Globo, com abordagem à luz do Espiritismo. Por outro lado, as revistas Isto É e Época, editadas no início de março, estamparam sérias e alentadas reportagens enaltecendo o “médium de vida simples que se tornou o principal ícone do Espiritismo” e que, “oito anos depois de sua morte, o mito do médium mineiro é renovado por uma onda de comemorações do seu centenário”.